IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ranking AirHelp: Melhores e piores aeroportos e aéreas de 2019

Claire Ballentine

09/05/2019 09h14

(Bloomberg) -- Teve uma experiência ruim no aeroporto Newark Liberty no ano passado? Você não está sozinho, segundo um novo ranking.

O terminal de Nova Jersey foi classificado como o pior aeroporto dos Estados Unidos no ranking anual de 2019 da AirHelp, uma organização especializada em direitos de passageiros de transporte aéreo e que busca indenizações em casos de atrasos ou cancelamentos.

No geral, os aeroportos dos EUA não se saíram muito bem. O aeroporto internacional Hartsfield-Jackson, com melhor classificação, ocupou o 34º lugar entre 132 terminais avaliados em todo o mundo. Newark teve a menor pontuação nos EUA, em 116º lugar. Um dos principais motivos são os atrasos devido às condições climáticas, diz Henrik Zillmer, presidente da AirHelp; o clima é um enorme problema para os aeroportos americanos em comparação com os europeus.

"Se houver um mínimo de neve no JFK, o aeroporto fecha", diz Zillmer, referindo-se ao terminal de Nova York, que ficou em 86º lugar. Além disso, a qualidade dos serviços nos aeroportos dos EUA ainda precisa melhorar. Um problema frequente são as longas filas na triagem de segurança.

Os aeroportos são classificados com base em três fatores: pontualidade, qualidade dos serviços e opções de alimentação e compras. O primeiro fator responde por 60% da pontuação e outros critérios, por 20%. Os dados da AirHelp são coletados a partir de vários prestadores de serviço, juntamente com seu próprio banco de dados, além de 40 mil entrevistas com passageiros realizadas em 40 países em 2018.

Liderando o ranking da AirHelp está o Aeroporto Internacional de Hamad, em Doha, o Aeroporto Internacional de Haneda, em Tóquio, e o Aeroporto Internacional de Atenas, que têm ocupado os primeiros lugares desde que os dados começaram a ser coletados em 2015. É preciso levar em conta a visão geral sobre cada aeroporto ao analisar a lista. Por exemplo, a alta pontuação do aeroporto de Atenas intrigou a equipe da AirHelp no início, diz Zillmer, até entender que o clima ensolarado resulta em menos atrasos, e os turistas são mais propensos a deixar críticas positivas.

O congestionamento continua sendo o maior problema enfrentado pelos aeroportos: a indústria de aviação é impulsionada por uma rápida expansão do turismo global. A Organização Mundial de Turismo estima que os desembarques de turistas internacionais em todo o mundo aumentaram 6%, para 1,4 bilhão de pessoas em 2018.

"Alguns aeroportos estão crescendo rápido, mas ainda é um grande problema para a maioria, especialmente nos horários de pico", diz Zillmer.

Dois aeroportos brasileiros estão na lista dos 10 melhores. O Aeroporto Internacional Afonso Pena ficou em 4º lugar no ranking, enquanto o Aeroporto Internacional de Viracopos ocupa a 10ª posição.

Os 10 melhores aeroportos de 2019

? 1. Aeroporto Internacional de Hamad, Qatar (DOH)? 2. Aeroporto Internacional de Tóquio, Japão (HND)? 3. Aeroporto Internacional de Atenas, Grécia (ATH)? 4. Aeroporto Internacional Afonso Pena, São José dos Pinhais (CWB)? 5. Aeroporto Gdansk Lech Wa??sa, Polônia (GDN)? 6. Aeroporto Internacional de Sheremetyevo, Rússia (SVO)? 7. Aeroporto Changi, Cingapura (SIN)? 8. Aeroporto Internacional Rajiv Gandhi, Índia (HYD)? 9. Aeroporto de Tenerife Norte, Espanha (TFN)? 10. Aeroporto Internacional de Viracopos, Campinas (VCP)

Os 10 piores aeroportos de 2019

? 123. Aeroporto de Londres Gatwick, Reino Unido (LGW)? 124. Aeroporto da Cidade de Toronto Billy Bishop, Canadá (YTZ)? 125. Aeroporto do Porto, Portugal (OPO)? 126. Aeroporto de Paris-Orly, França (ORY)? 127. Aeroporto de Manchester, Reino Unido (MAN)? 128. Aeroporto Internacional de Malta, Malta (MLA)? 129. Aeroporto Internacional Henri Coanda, Romênia (OTP)? 130. Aeroporto de Eindhoven, Holanda (EIN)? 131. Aeroporto Internacional do Kuwait, Kuwait (KWI)? 132. Aeroporto da Portela, Lisboa, Portugal (LIS)

O hangar da American Airlines fica no Aeroporto Internacional Dallas-Fort Worth (DFW). A companhia aérea saiu do 23º para o 2º lugar no ranking deste ano.

Entre as 72 companhias aéreas para as quais a organização possui dados estatisticamente significativos, a AirHelp baseou a avaliação em fatores como pontualidade, qualidade dos serviços e processamento de pedidos, sendo que cada categoria tem o mesmo peso.

Pelo segundo ano consecutivo, a Qatar Airways foi escolhida como melhor companhia aérea, seguida pela American Airlines, Aeroméxico, SAS Scandinavian Airlines e Qantas entre as cinco primeiras. No final da lista estão Ryanair, Korean Air, Kuwait Airways e as britânicas EasyJet e Thomas Cook Airlines.

Confira a lista com as melhores e piores companhias aéreas do ano, com as porcentagens de pontualidade. A Latam ocupa a 6ª posição:

As 10 melhores companhias aéreas de 2019

? 1. Qatar Airways (84% de pontualidade)? 2. American Airlines (75%)? 3. Aeroméxico (78%)? 4. SAS Scandinavian Airlines (73%)? 5. Qantas (79%)? 6. LATAM Airlines (77%)? 7. WestJet (74%)? 8. Luxair (78%)? 9. Austrian Airlines (71%)? 10. Emirates (75%)

As 10 piores companhias aéreas de 2019

? 63. Adria Airways (67%)? 64. Aerolíneas Argentinas (80%)? 65. Transavia (62%)? 66. Laudamotion (51%)? 67. Norwegian (70%) ? 68. Ryanair (65%)? 69. Korean Air (69%)?70. Kuwait Airways (42%)? 71. EasyJet (67%)? 72. Thomas Cook Airlines (57%)