IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

CITIC e Baidu planejam levantar até US$ 1 bi para banco on-line

Crystal Tse e Lulu Yilun Chen

22/05/2019 14h50

(Bloomberg) -- Uma joint venture fintech entre o China CITIC Bank e o motor de busca Baidu busca captar até 7 bilhões de iuanes (US$ 1 bilhão) em uma rodada de financiamento privado, segundo pessoas com conhecimento do assunto.

O aiBank, a operação do banco digital, planeja concluir o financiamento nos próximos meses, disse uma das pessoas. As decisões ainda estão sendo tomadas e os detalhes do acordo podem mudar, segundo as fontes, que pediram para não serem identificadas porque as informações são confidenciais.

Bancos tradicionais têm reduzido a força de trabalho e fechado agências diante da concorrência de gigantes de pagamento on-line, como a Ant Financial, do Alibaba Group, e Tencent Holdings. Um maior volume de transações bancárias na China agora é processado on-line.

Um representante do Baidu não quis comentar. O aiBank disse em resposta por e-mail que "não tem mais nada a divulgar".

O banco digital, fundado em 2015, oferece empréstimos pessoais de até 300 mil iuanes sem exigir garantia, segundo o site da empresa. Também opera serviços de depósito, vende produtos financeiros e oferece sistemas de carteira eletrônica para empresas.

O CITIC Bank controla 70% da joint venture enquanto o Baidu possui a participação restante, segundo um comunicado de 2018.

--Com a colaboração de Jun Luo.

Repórteres da matéria original: Crystal Tse em Hong Kong, ctse44@bloomberg.net;Lulu Yilun Chen em Hong Kong, ychen447@bloomberg.net