IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Aposta de hedge fund em parque temático britânico vira polêmica

Nishant Kumar e Sridhar Natarajan

26/09/2019 14h55

(Bloomberg) -- Hospedou tropas da Segunda Guerra Mundial e os Rolling Stones. Houve até uma campanha da população para transformá-lo em patrimônio.

Mas são os negócios de um veterano gestor de hedge fund que estão chamando a atenção do mais antigo parque de diversões do Reino Unido.

Nick Niell, o investidor por trás do Arrowgrass Capital Partners, estava comprando propriedades no valor de milhões de libras nos arredores do resort Dreamland, na cidade litorânea de Margate, ao mesmo tempo em que seu fundo investia dinheiro de clientes para revitalizar o parque temático.

Como a empresa administrada por ex-traders do Deutsche Bank planeja fechar as portas, seu investimento no parque de diversões e as compras de imóveis do diretor de tecnologia da informação soaram um alarme no setor. Uma ação movida no mês passado por um ex-executivo revelou os negócios ao público. O processo classifica os acordos de "um óbvio conflito de interesses" porque os investimentos pessoais de Niell em propriedades se beneficiavam dos recursos do fundo Arrowgrass no parque próximo aos imóveis.

O plano de US$ 3,2 bilhões do hedge fund para se desfazer dos investimentos abre outra janela para um setor há muito criticado por sua opacidade, comissões relativamente altas e baixo desempenho em comparação com os fundos de baixo custo que acompanham os índices de ações. Investidores institucionais, que incluem fundos de pensão, dotações e famílias ricas, revoltaram-se nos últimos anos, sacando seus recursos dos hedge funds em ritmo acelerado.

O Arrowgrass, com sede em Londres, classificou o parque como uma de suas propriedades mais difíceis de vender - os chamados ativos de nível 3, de acordo com pessoas a par do assunto.

Projeto Dreamland

Niell comprou casas, lojas e um hotel em três locais separados nos arredores do resort Dreamland em Margate, sudeste da Inglaterra, entre abril de 2016 e dezembro de 2017, de acordo com os registros do HM Land Registry. No final de 2017, o fundo Arrowgrass havia assumido o controle da empresa operacional do local, anteriormente administrada por um ex-gestor de recursos do Arrowgrass.

Desde que Niell começou a comprar propriedades, os preços dos imóveis na cidade subiram cerca de 14%, superando um aumento de 9,2% dos preços do condado de Kent, segundo dados compilados pelo Zoopla, um site de pesquisa de imóveis.

Um representante do Arrowgrass não quis comentar em nome da empresa e de Niell.

--Com a colaboração de Jeremy Diamond, Jack Sidders e James Hertling.

Para contatar o editor responsável por esta notícia: Daniela Milanese, dmilanese@bloomberg.net

Repórteres da matéria original: Nishant Kumar London, nkumar173@bloomberg.net;Sridhar Natarajan New York, snatarajan15@bloomberg.net