IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Maior mina de cobre do mundo vai usar energia 100% renovável

David Stringer e Elena Mazneva

08/10/2019 13h59

(Bloomberg) -- A BHP planeja operar a maior mina de cobre do mundo com energia totalmente renovável para reduzir sua pegada de carbono.

A empresa está nos estágios finais para fechar um contrato de longo prazo de energia renovável em Escondida, no Chile, que provavelmente será mais econômico em comparação com o atual abastecimento a gás, disse Geoff Healy, diretor de assuntos externos da BHP, durante apresentação para investidores.

O anúncio, que ocorreu quando o grupo ativista Extinction Rebellion organizava manifestações em Londres, é outro sinal de que grandes empresas estão respondendo às demandas de investidores por medidas mais eficazes contra as mudanças climáticas.

"O nível de exigência, como podem ver, é mais alto para nós, como empresa de recursos, do que para outros setores", disse Healy. "E é por isso que devemos nos mexer."

A mudança também destaca alguns dos dilemas enfrentados pelo setor de recursos naturais rumo a processos mais "verdes". Enquanto a BHP destaca suas credenciais ambientais ao considerar sair do setor de carvão térmico e aumentar o foco em energia renovável, a empresa ainda produz petróleo e gás.

Em 2013, o Chile aprovou uma lei segundo a qual 20% da energia do país seja fornecida por fontes renováveis até 2025, expandindo os projetos nesse segmento. O Chile tem a geografia como aliada. Atacama é o deserto mais seco do mundo e recebe mais radiação solar do que quase qualquer outro ponto do planeta. Ventos fortes que sopram da costa do Pacífico e da Cordilheira dos Andes também são ideais para a geração de energia eólica.

A BHP também planeja suspender o uso de água fresca em Escondida até 2030. No ano passado, a empresa abriu uma usina de dessalinização de US$ 3,4 bilhões que bombeia água do mar para a mina.

Para contatar o editor responsável por esta notícia: Daniela Milanese, dmilanese@bloomberg.net

Repórteres da matéria original: David Stringer em Melbourne, dstringer3@bloomberg.net;Elena Mazneva London, emazneva@bloomberg.net