H&M testa aluguel de roupas em busca de modelo de negócios verde
(Bloomberg) -- A Hennes & Mauritz testa um serviço de aluguel de roupas diante das crescentes críticas enfrentadas pelo setor de moda por seu papel no acúmulo de resíduos e poluição.
A partir de sexta-feira, clientes podem alugar roupas por 350 coroas (US$ 37) por semana em uma loja remodelada na praça Sergels Torg, no centro de Estocolmo.
A varejista sueca segue os passos das concorrentes Banana Republic e Urban Outfitters, que lançaram serviços similares no início deste ano para explorar um mercado que movimentou US$ 1 bilhão em 2018. Sites como Vinted e Hurr Collective estão se expandindo na Europa, oferecendo aos consumidores uma maneira de vender ou alugar roupas usadas.
O modelo de aluguel da H&M é limitado a uma coleção de 50 peças de vestuário, oferecidas aos membros do programa de fidelidade da empresa. A H&M avaliará o experimento em três meses antes de expandir o modelo. A loja, que testa novos conceitos, também contará com serviços de reparo de roupas, um café e salão de beleza.
"Acreditamos muito no aluguel, mas ainda queremos testar e aprender bastante e fazer ajustes e alterações", disse Daniel Claesson, chefe de desenvolvimento de negócios da H&M, em apresentação na loja.
Simon Irwin, analista do Credit Suisse, disse que tem dúvidas sobre o plano.
"Eu ficaria surpreso se você realmente conseguir fazer isso funcionar como modelo de negócios", disse. "Não vejo como o custo de mão de obra envolvido em um modelo de aluguel nessas faixas de preço realmente faça sentido."
O setor de vestuário está sob crescente escrutínio, já que é responsável por até 10% das emissões globais de gases de efeito estufa e consome mais energia do que a aviação e a navegação combinadas, de acordo com as Nações Unidas. Até 2040, a H&M tem como meta que suas emissões de gases de efeito estufa sejam negativas, o que significa que o volume compensado de emissões seria mais alto do que o produzido.
Para contatar o editor responsável por esta notícia: Daniela Milanese, dmilanese@bloomberg.net
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.