Tesla entrega primeiros carros fabricados na China na segunda
(Bloomberg) -- A Tesla começará a entregar carros fabricados na China na segunda-feira, um marco importante para a empresa de Elon Musk que tenta se expandir no maior mercado de veículos elétricos do mundo.
As primeiras 15 unidades do sedã Model 3 montadas na nova fábrica de bilhões de dólares da Tesla em Xangai - a primeira fora dos EUA - serão entregues aos funcionários da empresa em 30 de dezembro, disse um representante da Tesla por telefone na sexta-feira.
Musk, presidente da Tesla, conta com a fábrica da China para ajudar a aproveitar o momentum da montadora no maior mercado do mundo, tanto para veículos elétricos quanto para automóveis em geral. O Model 3 competirá com carros elétricos de rivais locais, como NIO e Xpeng Motors, bem como de fabricantes globais, que incluem BMW e Daimler.
A Gigafactory de Xangai, que só começou a operar no início deste ano, é um importante teste para a tentativa Musk de manter a rentabilidade da montadora, que aposta muito no apetite chinês por carros elétricos. Originalmente apenas um terreno enlameado a cerca de 90 minutos de carro do centro de Xangai, Musk disse que nunca viu uma fábrica ser construída tão rapidamente.
Com o volátil preço das ações da Tesla e situação financeira complicada, os investidores observarão de perto como a expansão se desenrola. O investimento de bilhões de dólares será um fator decisivo para determinar se a Tesla será capaz de enfrentar concorrentes locais e se defender de desafios lançados pela Mercedes-Benz, BMW e Audi.
O lançamento também fornecerá pistas sobre a capacidade da Tesla de se tornar verdadeiramente global. A empresa planeja dar continuidade a uma unidade de produção na Europa, onde registra crescente aumento das vendas em vários mercados.
Musk havia previsto que a Tesla fabricaria pelo menos 1 mil carros por semana em Xangai até o fim do ano - um volume que a fábrica original da empresa na Califórnia passou meses tentando atingir - e disse que uma taxa semanal de 3 mil unidades será uma meta em algum momento.
To contact Bloomberg News staff for this story: Chunying Zhang Shanghai, czhang714@bloomberg.net
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.