IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Investidores chineses encontram novo refúgio com queda do ouro

Bloomberg News

17/03/2020 13h58

(Bloomberg) -- Investidores na China encontraram um refúgio inesperado em meio ao caos nos mercados financeiros.

O preço do vergalhão de aço - uma commodity um tanto sem glamour, mas muito usada no setor de construção - aumentou quase 5% no mês passado em Xangai. No mesmo período, o ouro - o tradicional refúgio durante períodos turbulentos - caiu mais de 5% com as vendas de investidores para cobrir perdas em outros mercados.

A ascensão inesperada do vergalhão como refúgio financeiro surge em meio à aposta de investidores chineses de que o governo de Pequim lançará uma série de estímulos para ajudar a sustentar a economia após o surto de coronavírus, o que deve aumentar a demanda por matérias-primas utilizadas no setor de construção.

"Estamos chamando o vergalhão de 'vergalhão de ouro' hoje em dia, pois o ativo se tornou um refúgio durante esta crise global", disse Wu Yijie, analista da Shanghai Dalu Futures. "Acreditamos que o governo chinês aumentará muito os gastos em infraestrutura, como fizeram após a SARS, para estimular o consumo doméstico."

Investidores chineses também podem ser atraídos para o mercado de futuros do aço, porque esses contratos só podem ser negociados na China, permitindo que esses ativos reflitam com mais precisão o que acontece localmente e sejam menos expostos às mesmas forças que derrubam mercados globais como o cobre. A China também tem maior influência sobre os preços, disse Wu. O país produz e consome cerca de metade do aço do mundo.

Enquanto as perspectivas econômicas para Estados Unidos e Europa pioram a cada dia, há um crescente otimismo devido ao menor número de novas infecções na China, o que indicaria algum nível de contenção e alimenta expectativas de que o governo anunciará uma série de medidas para impulsionar o crescimento.

©2020 Bloomberg L.P.