IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Colheita global de alimentos em risco por falta de mão de obra

Mike Dorning, Ed Ludlow e Ainslie Chandler

18/03/2020 10h32

(Bloomberg) -- Em todo o mundo, governos impõem limites de viagens na tentativa de conter a propagação do coronavírus. A consequência não intencional é a falta de trabalho migrante, pedra angular na produção de alimentos.

Agricultores dos Estados Unidos que se preparam para a colheita alertam para um impacto devastador sobre frutas e legumes após a embaixada dos EUA no México anunciar a suspensão de entrevistas de visto para trabalhadores rurais sazonais. Abatedouros também podem enfrentar escassez de mão de obra.

Na Austrália, agricultores dizem que o país pode enfrentar escassez de algumas frutas e legumes por causa de restrições de viagens. A Austrália tradicionalmente recorre a trabalhadores estrangeiros para cerca de 30% do emprego agrícola sazonal. Catadores de kiwis estão em falta na Nova Zelândia. E, no Canadá, restrições de viagens ameaçam processadoras de carne que dependem de trabalhadores estrangeiros temporários.

"Não haverá ninguém para colher", disse Robert Guenther, vice-presidente sênior de políticas públicas da United Fresh Produce Association, que representa agricultores, distribuidores, atacadistas e varejistas dos EUA. "Será devastador para agricultores e, no final, para a cadeia de suprimentos e consumidores. Não terão alimentos."

Cadeias vulneráveis

A expectativa de falta de mão de obra revela como a agricultura global está interconectada e expõe gargalos de produção e áreas de vulneráveis à cadeia de suprimentos. Em muitos países-chave para a produção de alimentos, o setor depende muito de trabalhadores imigrantes e migrantes para fazer trabalhos que cidadãos da classe média evitam. Como a árdua tarefa dos catadores de tomate, as condições perigosas de abatedouros e, para muitos, o ambiente desagradável das grandes operações de alimentação de animais.

O momento para problemas de mão de obra não poderia ser pior. No hemisfério norte, agricultores se preparam para o pico de cultivo da primavera e do verão. Pecuaristas também tendem a vender mais animais para abate nesta época do ano.

Embora grandes operações de grãos e oleaginosas nos EUA não dependam tanto de trabalhadores sazonais, muitos operadores de frutas e legumes, sim. Verduras, frutas vermelhas e pepinos provavelmente serão atingidos pela falta de trabalhadores sazonais, disse Guenther. Frutas como pêssegos, ameixas, nectarinas e cítricos serão afetadas em maio e junho, estima.

A Embaixada dos EUA no México publicou um aviso no site anunciando a suspensão indefinida das entrevistas de visto necessárias para processar pedidos de entrada nos EUA, inclusive para trabalhadores agrícolas sazonais sob o programa de vistos H-2A.

O Departamento de Agricultura dos EUA "está em contato direto com o Departamento de Estado e trabalha diligentemente para garantir interrupções mínimas nos pedidos de visto H-2A durante esses tempos incertos", disse a agência em resposta por e-mail. "Este governo está fazendo todo o possível para manter a continuidade desse programa de importância crítica."

©2020 Bloomberg L.P.