IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Demanda global por ventiladores para hospitais dispara

Jinshan Hong e Dong Lyu

25/03/2020 15h53

(Bloomberg) -- O aumento do número de pacientes graves infectados com coronavírus impulsiona a demanda por ventiladores, que agora supera em pelo menos dez vezes a oferta disponível em hospitais em todo mundo, segundo a principal fabricante de dispositivos médicos da China.

A Shenzhen Mindray Bio-Medical Eletronics, juntamente com outros fabricantes de ventiladores chineses, registra aumento de encomendas devido à maior demanda por máquinas usadas em unidades de terapia intensiva. Em casos graves, a disponibilidade de um ventilador para ajudar um paciente de Covid-19 a respirar pode determinar sua sobrevivência."A demanda é muito mais alta do que os pedidos que podemos receber; os pedidos superam muito nossa capacidade atual", disse Li Wenmei, secretária do conselho da empresa em entrevista à Bloomberg na quarta-feira.

Com o número global de mortes pelo coronavírus acima de 18 mil, médicos de Milão a Nova York precisam desesperadamente de ventiladores. Hospitais que normalmente possuem apenas algumas máquinas agora precisam de uma para cada paciente grave. Embora o presidente dos EUA, Donald Trump, tenha dado sinal verde para fabricantes de automóveis como a Tesla fabricarem ventiladores para compensar o déficit, esses aparelhos complexos não são tão facilmente produzidos como outros suprimentos médicos, como máscaras cirúrgicas ou álcool gel.

©2020 Bloomberg L.P.