Samarco contrata consultoria a pedido de credores
(Bloomberg) -- (Atualiza informações da Samarco sobre medidas tomadas nas unidades no penúltimo parágrafo)
A Samarco concordou em contratar a Behre Dolbear para avaliar seu plano de negócios, na tentativa de reiniciar a produção após o default de 2016, segundo pessoas com conhecimento da situação.
A contratação da Behre Dolbear, especializada em estudos técnicos e estratégicos para empresas de mineração, foi pedida pelos credores da Samarco. A empresa auditará e avaliará o plano de negócios da produtora de minério de ferro para o seu esperado reinício no segundo semestre do ano, disseram as pessoas, que pediram para não serem identificadas porque o assunto é privado.
Embora a Samarco e seus credores não tenham acordado uma data formal para retomar as negociações sobre a reestruturação de US$ 2,9 bilhões em dívidas inadimplentes, a contratação da Behre Dolbear é um passo em direção a um acordo, disseram as pessoas. A joint venture da BHP e da Vale está pronta para apresentar seu plano de negócios à consultoria e pagara as taxas à emrpesa, que por sua vez fornecerá aos credores suas conclusões.
As restrições globais de viagens impostas pela crise do coronavírus impediram a chegada dos técnicos, disseram as pessoas. Embora a Samarco tenha dito que reiniciará a atividade de mineração depois de garantir todas as permissões exigidas pelas autoridades, ainda não está claro se essa expectativa pode ser atendida, disseram as pessoas. As operações estão interrompidas desde o colapso da barragem de resíduos em 2015 que matou 19 pessoas, reduzindo a capacidade da empresa em cumprir suas obrigações com os credores.
Os US$ 2,2 bilhões em títulos com vencimento em 2022 e 2024 estão sendo negociados entre 37 e 40 de dólar. A empresa está inadimplente com essas obrigações há quase quatro anos. Os títulos perderam cerca de 25 centavos desde o surgimento do primeiro caso de coronavírus no Brasil no final de fevereiro.
A Samarco preferiu não comentar a contratação da Behre Dolbear, bem como as negociações com os credores.
"A Samarco reduziu em cerca de 60% o fluxo de pessoas em suas unidades devido a políticas adotadas para limitar a propagação do vírus", informou a empresa por email. Enquanto alguns trabalham em casa, outros trabalham em turnos para manter apenas trabalhos essenciais nas unidades, a Samarco disse em email.
Um representante da Behre Dolbear não respondeu aos pedidos de comentários.
©2020 Bloomberg L.P.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.