PUBLICIDADE
IPCA
0,86 Out.2020
Topo

Equipe com Covid-19 em hospital produz anticorpos, mostra estudo

Marthe Fourcade

26/05/2020 12h16

(Bloomberg) -- Quase todos os médicos e enfermeiros que apresentaram formas leves de Covid-19 produziram anticorpos que poderiam impedir a reinfecção, de acordo com estudo realizado na equipe de um hospital no nordeste da França.

O estudo com 160 voluntários mostra que todos, exceto um, desenvolveram anticorpos dentro de 15 dias após o início da infecção, disseram o Institut Pasteur e hospitais universitários em Estrasburgo em versão inicial de suas descobertas divulgadas antes da revisão por pares. Quase toda a equipe testada possuía anticorpos capazes de neutralizar o vírus dentro de 41 dias após o desenvolvimento dos sintomas.

A pesquisa aborda uma questão crucial em relação ao novo coronavírus: se as pessoas que tinham Covid-19 e, especialmente, as que não ficaram gravemente doentes, desenvolvem anticorpos capazes de protegê-las contra a reinfecção. A Organização Mundial de Saúde disse em 24 de abril que ainda não há evidências de que as pessoas que se recuperaram e tenham anticorpos estão protegidas contra uma segunda infecção.

"Esta descoberta apoia o uso de testes sorológicos para o diagnóstico de indivíduos que se recuperaram da infecção por SARS-CoV-2", escreveram Arnaud Fontanet e colegas do Institut Pasteur no artigo.

Mais funcionários do hospital desenvolveram anticorpos neutralizantes ao longo do tempo, com apenas 79% dos voluntários exibindo-os em 20 dias, em comparação com 98% detectados após 41 dias. Todos eles tiveram suas infecções confirmadas por testes no momento em que estavam doentes.

©2020 Bloomberg L.P.