Controle da curva de juros está no radar, diz Fed de NY
(Bloomberg) -- O presidente do Federal Reserve Bank de Nova York, John Williams, disse que formuladores de políticas estudam seriamente alvos de rendimentos específicos para títulos do Tesouro como forma de garantir que os juros permaneçam baixos, além de manter a taxa de referência perto de zero.
"O controle da curva de juros, que já foi usado em alguns outros países, é uma ferramenta que pode complementar - potencialmente complementar - o guidance futuro e outras ações de políticas", disse Williams em entrevista na quarta-feira à Bloomberg Television. "Então, isso é algo sobre o qual obviamente estamos pensando muito. Estamos analisando não apenas o que aconteceu em outros países, mas também como isso pode funcionar no Estados Unidos."
A pandemia atingiu em cheio a economia dos Estados Unidos. Cerca de 2,4 milhões de americanos pediram seguro-desemprego na semana encerrada em 16 de maio, elevando o total para 38,6 milhões desde meados de março, quando as medidas de isolamento social entraram em vigor.
Williams disse que a crise econômica pode estar perto do fundo do poço em meio a sinais de recuperação emergente. Ele espera retomada "bastante significativa" no segundo semestre.
Congressistas aprovaram US$ 3 trilhões em medidas fiscais para amortecer o impacto do vírus e discutem outra rodada de ajuda. O banco central dos EUA reduziu as taxas de juros para quase zero, inundou os mercados financeiros com liquidez e introduziu vários programas de empréstimos emergenciais para manter o fluxo de crédito.
Williams atua como vice-presidente do Comitê Federal de Mercado Aberto e é o único chefe regional do Fed com voto permanente, dentre os 12 presidentes.
©2020 Bloomberg L.P.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.