Bolsas

Câmbio

Indústria chinesa volta a mostrar retração em dezembro

Pequim, 1 jan (EFE).- A indústria da China voltou a mostrar contração no mês de dezembro, mas também uma pequena melhora em relação a novembro, conforme revelou nesta sexta-feira o índice geral de compras (PMI) elaborado pelo Escritório Nacional de Estatísticas do país asiático.

O PMI - que quando marca acima de 50 pontos mostra expansão, e abaixo desse limite indica retração - se situou em 49,7 pontos no último mês do ano de 2015, mas teve uma melhora de um décimo em relação a novembro (49,6 pontos).

Em julho do ano passado, esse indicador, elaborado através de pesquisas com importantes empresas do país, ficou exatamente em 50 pontos e, desde então, foi perdendo força, marcando 49,7 pontos em agosto e 49,8 em setembro e outubro.

O Escritório Nacional de Estatísticas também ofereceu hoje o índice PMI no setor de serviços que, ao contrário da indústria, mostrou expansão, com 54,4 pontos em dezembro, uma alta considerável após marcar 53,6 em novembro.

O índice de dezembro foi o mais alto registrado em todos os meses de 2015, um ano marcado pelas dúvidas nos mercados internacionais sobre o futuro da economia chinesa, apesar de Pequim garantir que a desaceleração de seus indicadores é o resultado natural da mudança de modelo de crescimento nacional, que antes era focado na indústria e nas exportações e agora se concentra mais no consumo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos