Bolsas

Câmbio

Presidente do Panamá anuncia que ampliação do Canal será inaugurada em maio

Cidade do Panamá, 2 jan (EFE).- O presidente panamenho, Juan Carlos Varela, anunciou neste sábado que a inauguração da ampliação do Canal do Panamá será realizada em maio com presença de governantes de vários países e pediu que as empresas terceirizadas parem com os debates midiáticos.

"Por volta de maio de 2016, nosso país voltará a ser sede de um grande acontecimento internacional quando inaugurarmos a Ampliação do Canal, que celebraremos todos os panamenhos com muito orgulho junto a um número importante de chefes de Estado e delegações oficiais que visitarão nosso país para presenciar este evento histórico", disse Varela perante o parlamento.

O Panamá tem "a responsabilidade de voltar a enviar essa mesma mensagem de paz, diálogo e unidade que mostramos como país anfitrião da Cúpula das Américas (em 2015) e que mantemos como o norte de nossa política externa", acrescentou.

"De maneira muito respeitosa, faço um chamado aos contratistas do projeto de ampliação a um diálogo com a Autoridade do Canal do Panamá, que permita concluir as obras, deixar as reivindicações legais nas mãos das instâncias competentes e evitar as diferenças midiáticas que em nada contribuem à imagem das empresas, da Autoridade do Canal e da República do Panamá", expressou Varela.

O governante se referia às recentes trocas de acusações entre a Administração do Canal do Panamá (ACP) e o consórcio Grupo Unidos pelo Canal (GUPC), liderado pela espanhola Sacyr, sobre o término, ou não, a tempo da construção do terceiro jogo de compartimentos de embarque da via aquática.

Segundo o administrador do canal, Jorge Quijano, em algum momento do segundo trimestre deste ano se terminará a obra, embora tenha ressaltado que uma coisa é inaugurá-la e outra colocá-la em serviço comercial.

A ampliação deveria ter sido concluída em outubro de 2014, mas diversos problemas do GUPC a atrasaram. O último foi um vazamento de água nas novas eclusas detectado em agosto do ano passado e que obrigou a reforçar com aço especial as instalações e atrasar sua entrega para iniciar os testes de navegação.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos