Bolsas

Câmbio

Irã lembra sinal verde à presença europeia na economia local

Teerã 4 jan (EFE).- Teerã lembrou nesta segunda-feira que deu sinal verde à presença dos países europeus na economia do país, depois da eliminação nos próximos dias das sanções internacionais após o acordo nuclear alcançado em julho entre Irã e as seis grandes potências do Grupo 5+1.

O ministro iraniano de Relações Exteriores, Mohamad Javad Zarif, em entrevista coletiva conjunta com seu colega dinamarquês, Kristian Jensen, disse hoje que "não há nenhum obstáculo para a presença dos países europeus na economia e nos mercados financeiros do Irã e que é possível colaborar nestes campos", informou a agência oficial iraniana de notícias "Irna".

"Com o levantamento das cruéis sanções nos próximos dias e com a aplicação do denominado Plano Integral de Ação Conjunta, serão eliminados os últimos obstáculos para a parceria entre Irã e outros países", disse o ministro das Relações Exteriores do Irã.

O Irã e o G5+1, formado pelos cinco membros permanentes do Conselho de segurança da ONU (China, EUA, França, Reino Unido e Rússia) mais Alemanha, em 14 de julho chegaram a um acordo com relação ao programa nuclear do Irã, após mais de 12 anos de negociações.

Segundo o acordo, espera-se que neste mesmo mês de janeiro sejam eliminadas todas as sanções impostas ao país e que o Irã comece a desenvolver uma nova etapa econômica com sua inclusão nos mercados internacionais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos