Bolsas

Câmbio

Bolsa de Tóquio dispara encorajada por anúncio do BCE e alta do petróleo

Tóquio, 22 jan (EFE).- A Bolsa de Tóquio subiu com força nesta sexta-feira e conseguiu se recuperar de parte das perdas registradas nos últimos dias, encorajada pelos planos de expansão monetária anunciados ontem pelo Banco Central Europeu (BCE), pelo aumento nos preços do petróleo e pelos ganhos nas bolsas chinesas.

O índice Nikkei da Bolsa de Tóquio fechou hoje com forte alta de 941,27 pontos, 5,88%, para 16.958,53.

O segundo indicador, o Topix, que reúne os valores da primeira seção, subiu 72,70 pontos, 5,59%, para 1.374,19 unidades.

As declarações feitas ontem pelo presidente do BCE, Mario Draghi, em favor de injetar mais dinheiro no mercado, precisamente pela incidência nos preços do barateamento do petróleo e da desaceleração global, ajudaram a interromper a má sequência dos mercados e encorajaram os investidores em ambos os lados do Atlântico.

Além disso, os barris de referência na Europa e nos Estados Unidos proporcionaram um respiro ao ficarem mais de 4% mais caros após as fortes quedas sofridas recentemente.

O bom desempenho dos mercados chineses, que abriram em alta e continuaram subindo durante o dia, também contribuiu para o bom ânimo entre os investidores.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos