Bolsas

Câmbio

Controladores aéreos franceses convocam greve para terça-feira

Paris, 22 jan (EFE).- Os dois principais sindicatos de controladores aéreos da França, que representam mais de dois terços do total, convocaram uma greve para na próxima terça-feira, dia 26, que poderia obrigar a reduzir o programa das companhias que operam no país e gerar problemas para voos que utilizam o espaço aéreo francês.

A Direção da Aviação Civil (DGAC) indicou hoje que as negociações com o Sindicato Nacional de Controladores do Tráfego Aéreo (SNCTA) e a Confederação Geral do Trabalho (Usac-CGT) seguirão até segunda-feira. Um porta-voz da DGAC explicou à Agência Efe que na segunda-feira, caso o protesto se confirme, serão anunciadas as possíveis modificações que às companhias farão levando em conta a disponibilidade de controladores.

A principal reivindicação dos sindicatos é a questão salarial, mas existe também a intenção de pressionar à DGAC quanto às negociações sobre a organização do trabalho, as previdências e outras questões técnicas. Em comunicado, o SNCTA justificou suas reivindicações de remunerações com base "em um setor em crescimento no qual os lucros das companhias europeias batem recordes" e, em contrapartida, há é "uma baixa sem limites dos efetivos e uma queda do poder aquisitivo", assim como "os anúncios das grandes companhias da Europa que, sem dificuldades, se juntam para tentar atacar o direito de greve dos controladores aéreos".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos