Principal jornal de Iowa declara apoio a Hillary Clinton e Marco Rubio

Washington, 23 jan (EFE).- O "Des Moines Register", principal jornal de Iowa, estado que abre as eleições primárias entre os candidatos à presidência dos Estados Unidos, declarou apoio neste sábado à democrata Hillary Clinton e ao republicano Marco Rubio.

O influente jornal, que já apoiou Hillary contra Obama nas primárias de 2008, considera que a ex-secretária de Estado é a mais preparada para lidar com os grandes desafios que o país enfrenta.

"Os democratas têm uma candidata excepcional que merece seu apoio: Hillary Clinton. Nenhum outro candidato pode concorrer com a profundidade e a amplitude de seu conhecimento e experiência", disse o "Des Moines Register" em editorial.

"Não é uma candidata perfeita, como se evidência pela maneira como lidou com a polêmica sobre seu servidor privado de e-mail. Em nosso apoio de 2008, dissemos que quando alguém comete um erro, deve assumi-lo, e isso parece uma lição que ela ainda tem que aprender completamente", acrescentou o texto.

Entre os republicanos, o jornal declarou apoio a Marco Rubio, senador pela Flórida, ao afirmar que ele tem capacidade de levar o partido a uma nova direção e atrair eleitores independentes.

"Tem o potencial de traçar uma nova direção para o partido e, talvez, para a nação, com sua mensagem de restaurar o sonho americano. O apoiamos porque representa a melhor esperança para seu partido", opinou o jornal de Iowa.

"Essa esperança se baseia principalmente nos cálculos eleitorais. Os republicanos devem ter apreendido em 2012 que não podem ganhar só com os republicamos. Pesquisas recentes dizem que Rubio é, atrás apenas de Ben Carson, o que tem melhor resultado entre os independentes", destacou o "Des Moines Register".

O jornal declara apoio aos seus candidatos preferidos desde 1988. Para os concorrentes é importante obter esse tipo de apoio local porque eles podem mobilizar votos decisivos no caucus de Iowa, que dão início ao processo das primárias no país.

Para decidir quem o "Des Moines Register" irá apoiar, os seis membros da editoria de opinião do jornal entrevistam os candidatos, estudam seus atos de campanha, sobretudo em Iowa, analisam os debates e avaliam as informações eleitorais publicadas por eles.

O jornal é mais influente entre os democratas do que entre os republicanos de Iowa. Por isso, o apoio pode representar mais para Hillary do que para Rubio.

A ex-secretária de Estado tem assistido a aproximação de seu principal rival, Bernie Sanders, senador por Vermont, nas pesquisas em Iowa e New Hampshire, o segundo estado a votar nas primárias.

Em Iowa, Hillary tem 47,6% de apoio, contra 41,5% de Sanders, segundo a média das pesquisas publicada hoje pelo site "RealClearPolitics".

Já Rubio ocupa a terceira posição em Iowa, de acordo com o mesmo site, atrás do líder Donald Trump, com 28,7%, e do senador Ted Cruz, com 26,2%.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos