IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Agricultores e polícia se enfrentam em protesto na Grécia por reforma da previdência

Louisa Gouliamaki/AFP
Imagem: Louisa Gouliamaki/AFP

12/02/2016 11h08

Atenas, 12 fev (EFE) - Centenas de agricultores da ilha de Creta protagonizaram nesta sexta-feira (12) enfrentamentos com a polícia em Atenas, na Grécia, onde foram para participar de uma manifestação contra a reforma da previdência que o governo negocia com os credores do país.

Aproximadamente 800 agricultores atiraram pedras contra os agentes, que impediam a entrada do grupo no Ministério da Agricultura, no centro da capital.

Os manifestantes queimaram vários contêineres e a polícia respondeu lançando bombas de gás lacrimogêneo e de efeito moral. As janelas do prédio do governo foram quebradas, mas ninguém se feriu.

Antes, os agentes já tinham impedido a passagem de um caminhão carregado de verduras, que os manifestantes pretendiam usar.

Perto da cidade de Dafni, um dos pontos de acesso a Atenas, também foram registrados confrontos entre agricultores do Peloponeso.

Os camponeses mantêm as estradas fechadas e só alguns trechos foram parcialmente abertos para facilitar a circulação de seus companheiros até a capital.

Trabalhadores do campo de todo o país se reúnem hoje na praça de Syntagma, onde fica o Parlamento, para acampar por pelo menos dois dias em protesto contra a reforma da previdência, que pretende igualar o sistema de cotações ao dos assalariados, o que aumentará suas contribuições à seguridade social.