IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Jornal "The Independent" deixará de ter versão impressa a partir de março

12/02/2016 11h39

Londres, 12 fev (EFE).- Os jornais britânicos "The Independent" e "The Independent on Sunday" deixarão de ter a versão impressa e só contarão com versão digital, anunciou nesta sexta-feira a proprietária ESI Media.

O dominical "The Independent on Sunday" sairá unicamente de forma digital a partir de 20 de março, seguido pelo "The Independent" em 26 de março.

Ao publicar a notícia, o grupo afirmou que pode haver alguns cortes de empregos, sem fornecer detalhes, embora tenha dito ao mesmo tempo que serão criados 25 novos postos na versão digital.

A ESI Media, cujo proprietário é o empresário russo Evgeny Lebedev, confirmou além disso que venderá o jornal "i" -uma versão menor do "Independent" e destinado aos cidadãos que se locomovem de metrô- à editora Johnston Press.

Esta venda está pendente, no entanto, da autorização dos acionistas da Johnston Press.

"A decisão conserva a marca Independent e nos permite continuar investindo em um conteúdos editoriais de alta qualidade que sejam atrativos para mais leitores em nossas plataformas online", afirmou hoje em comunicado Lebedev.

"A indústria da imprensa está mudando e esta mudança está sendo impulsionada pelos leitores. Eles estão nos mostrando que o futuro é digital", acrescentou o empresário.

A ESI Media indicou que o número de visitas à página digital do jornal aumentou 33% nos últimos 12 meses, por isso que considera que é rentável e poderia aumentar seus ingressos em 50% neste ano.

Os jornais do "Independent" fazem parte de um grupo em poder da família Lebedev, que tem outros ativos na área de comunicação, entre eles o vespertino "Evening Standard" e o canal de televisão local "London Live".

"The Independent", com uma linha editorial europeísta, foi lançado em 1986, mas o número de vendas correspondentes a dezembro era apenas de 56.074 cópias.