IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

China registra inflação de 1,8% em janeiro

18/02/2016 04h19

Pequim, 18 fev (EFE).- O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) na China registrou um aumento de 1,8% anualizado em janeiro, o que representa uma leve alta em relação ao índice de 1,6% de dezembro, segundo dados oficiais divulgados nesta quinta-feira.

Já o Índice de Preços ao Produtor (IPP), o principal indicador da inflação no setor atacadista, caiu 5,3% em janeiro, o que representa o 47º mês consecutivo de quedas desse índice, de acordo com os números divulgados pelo Escritório Nacional de Estatísticas da China.

Durante o mês de janeiro, o IPC subiu 0,5%, impulsionado, sobretudo, pela forte alta no preço dos alimentos, que em boa parte foi influenciada pelos preparativos das festas do Ano Novo Lunar chinês, que foi comemorado no início deste mês.

Os preços dos alimentos tiveram um aumento de 4,1%, em estimativa anual, contra 2,7% em dezembro, sobretudo devido ao forte aumento da carne de porco (18,8%) e dos vegetais, estes últimos por causa da escassez de oferta gerada pelas baixas temperaturas em grande parte do país.

Excluindo os alimentos, a inflação registrou um aumento de 1,2% entre janeiro deste ano e o mesmo mês do ano anterior, impulsionado pela demanda por transportes devido à compra de bilhetes para o Ano Novo e pela elevação dos preços no setor serviços.

Os dados de janeiro representam o terceiro mês consecutivo de crescimento do índice de inflação, o que pode levar a um alívio das pressões deflacionárias na China.