Bolsas

Câmbio

Turquia pode criar zonas para não fumantes nas praias

  • Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas

Istambul, 2 abr (EFE).- A Turquia estuda a possibilidade de oferecer aos cidadãos uma praia livre de fumaça, a partir de um projeto de lei que prevê que metade das espreguiçadeiras estejam em zonas de não fumantes, segundo anunciou neste sábado o governo.

"Uma zona de espreguiçadeiras tem limites evidentes e com isso pensamos que metade deverá ser espaço de fumantes e a outra metade de não fumantes", disse o ministro da Saúde turco, Mehmet Müezzinoglu, em declarações recolhidas pela emissora "NTV".

O ministro antecipou que nos parques infantis será totalmente proibido fumar e que em outras zonas verdes haverá uma restrição de 25% do espaço.

Além disso, nos terraços de cafeterias e restaurantes, 75% da superfície deverá ser reservada ao uso de não fumantes, indicou Müezzinoglu.

A Turquia criou uma lei em 2009 a partir da qual é proibido fumar em todos os estabelecimentos de hotelaria fechados, por isso que os terraços de bares e cafés costumam ser muito frequentados inclusive no inverno.

O ministro, que não especificou quando entrará em vigor a nova lei, acrescentou que as lojas que vendem tabaco não poderão expor os maços de cigarros à vista.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos