Bolsas

Câmbio

Yara vai investir R$ 1 bilhão em fábrica no Rio Grande do Sul

São Paulo, 11 abr (EFE).- A fabricante multinacional de fertilizantes Yara anunciou nesta segunda-feira que investirá R$ 1 bilhão para ampliar e modernizar sua unidade no estado do Rio Grande do Sul, no sul do Brasil.

"Achamos que o Brasil tem um potencial de terra e água muito grande, o que nos faz crer muito no agronegócio no país", afirmou à Agência Efe o vice-presidente de Nutrição de Plantas da Yara Brasil, Cleiton Vargas.

O investimento deve ser concluído em 2020 e pretende aumentar a capacidade de produção da empresa no país das 800 mil toneladas atuais para 1,6 milhão de toneladas de fertilizantes por ano.

"O Brasil tem uma agricultura muito forte e, se olharmos para os próximos anos, o país vai ter cada vez mais protagonismo na agricultura mundial. A Yara quer estar bem posicionada onde estiver a maior produção de alimentos do mundo", destacou Vargas.

O executivo lembrou que o investimento ocorre depois da expansão da Yara no mercado brasileiro, em 2013, quando a empresa comprou as operações da Bunge no país.

"Ao assumir 25% da fração de mercado da Bunge, conquistamos a posição de líderes que hoje temos no Brasil, o que nos permitiu investir em produção, porque temos capacidade de colocar esse produto no mercado", afirmou.

O anúncio da Yara ocorre em um momento no qual país atravessa uma grave crise econômica, com uma perspectiva de queda de 3,80% no Produto Interno Bruto (PIB) neste ano, segundo analistas do mercado.

No entanto, a multinacional acredita que se beneficiará da forte desvalorização do real, o que diminuiu o custo de suas operações.

"A própria desaceleração econômica e os preços, levando em conta a desvalorização em relação ao custo real de construção, fazem o investimento ainda mais viável. Mas nossa decisão já tinha sido tomada anteriormente", completou o executivo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos