Rio recebe novo trecho de orla turística na zona portuária
Rio de Janeiro, 27 abr (EFE).- O Rio de Janeiro recebeu nesta quarta-feira um novo trecho da orla turística que está sendo construída na zona portuária e que faz parte do legado dos Jogos Olímpicos para a cidade, informaram nesta quarta-feira seus construtores.
Trata-se de um boulevard turístico de 40.000 metros quadrados, com amplos jardins e espaços exclusivos para pedestres e ciclistas, que está situado entre a revitalizada praça Mauá, o primeiro trecho da orla turística e que foi inaugurado em abril, e os antigos armazéns do porto do Rio de Janeiro.
Os dois trechos somados - o boulevard com um quilômetro de extensão e a praça Mauá, na qual foi construído o Museu do Amanhã - somam 80.000 metros quadrados e constituem um terço da futura "Orla da Guanabara Prefeito Luiz Paulo Conde", como foi batizada.
Segundo a Concessionária Porto Novo, consórcio responsável pelo projeto, a revitalização de toda a zona portuária carioca foi inspirada na realizada pelo porto de Barcelona em 1992, quando a cidade espanhola sediou os Jogos Olímpicos.
Toda a revitalização, conhecida como Projeto Operação Urbana Porto Maravilha, beneficiará uma área de 5 milhões de metros quadrados totalmente degradada e que teve uma grande importância histórica nos primeiros anos da cidade.
O boulevard entregue hoje pelos construtores será inaugurado formalmente pela Prefeitura antes dos Jogos Olímpicos e será monitorado 24 horas por dia com a ajuda de sete câmeras de segurança.
"O boulevard é resultado da transformação de uma área que era exclusiva ao tráfego de veículos em um espaço destinado ao lazer de cariocas e turistas. Revitalizar uma região é também garantir meios para que a comunidade ocupe as áreas públicas", disse José Renato Ponte, presidente da Concessionária Porto Novo.
Ponte lembrou que a área do boulevard que será aberta para o público antes era ocupada pelo Elevado da Perimetral, que dificultava que a Baía de Guanabara pudesse ser vista e transformava a região em praticamente exclusiva para veículos.
O boulevard contará com jardins que se estenderão por 12.000 metros quadrados, nos quais foram plantadas 700 árvores e que contarão com um sistema automatizado de irrigação, assim como com 120 bancos.
O acesso ao espaço poderá ser feito através de três pontos de parada do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), um moderno sistema de bondes elétricos em fase final de construção e que cruzará o centro da cidade.
Trata-se de um boulevard turístico de 40.000 metros quadrados, com amplos jardins e espaços exclusivos para pedestres e ciclistas, que está situado entre a revitalizada praça Mauá, o primeiro trecho da orla turística e que foi inaugurado em abril, e os antigos armazéns do porto do Rio de Janeiro.
Os dois trechos somados - o boulevard com um quilômetro de extensão e a praça Mauá, na qual foi construído o Museu do Amanhã - somam 80.000 metros quadrados e constituem um terço da futura "Orla da Guanabara Prefeito Luiz Paulo Conde", como foi batizada.
Segundo a Concessionária Porto Novo, consórcio responsável pelo projeto, a revitalização de toda a zona portuária carioca foi inspirada na realizada pelo porto de Barcelona em 1992, quando a cidade espanhola sediou os Jogos Olímpicos.
Toda a revitalização, conhecida como Projeto Operação Urbana Porto Maravilha, beneficiará uma área de 5 milhões de metros quadrados totalmente degradada e que teve uma grande importância histórica nos primeiros anos da cidade.
O boulevard entregue hoje pelos construtores será inaugurado formalmente pela Prefeitura antes dos Jogos Olímpicos e será monitorado 24 horas por dia com a ajuda de sete câmeras de segurança.
"O boulevard é resultado da transformação de uma área que era exclusiva ao tráfego de veículos em um espaço destinado ao lazer de cariocas e turistas. Revitalizar uma região é também garantir meios para que a comunidade ocupe as áreas públicas", disse José Renato Ponte, presidente da Concessionária Porto Novo.
Ponte lembrou que a área do boulevard que será aberta para o público antes era ocupada pelo Elevado da Perimetral, que dificultava que a Baía de Guanabara pudesse ser vista e transformava a região em praticamente exclusiva para veículos.
O boulevard contará com jardins que se estenderão por 12.000 metros quadrados, nos quais foram plantadas 700 árvores e que contarão com um sistema automatizado de irrigação, assim como com 120 bancos.
O acesso ao espaço poderá ser feito através de três pontos de parada do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), um moderno sistema de bondes elétricos em fase final de construção e que cruzará o centro da cidade.
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