Bolsas

Câmbio

PIB dos Estados Unidos cresceu 0,5% no primeiro trimestre do ano

Washington, 28 abr (EFE).- O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos aumentou 0,5% no primeiro trimestre de 2016 e registrou assim seu menor desempenho trimestral em dois anos, informou o Departamento de Comércio nesta quinta-feira.

Os especialistas já tinham antecipado um enfraquecimento do crescimento do PIB entre janeiro e março frente ao avanço de 1,4% do último trimestre de 2015. O aumento de 0,5% é o pior dado trimestral desde a contração de 0,9% no primeiro trimestre de 2014.

A despesa dos consumidores, que representa quase dois terços da atividade econômica no país, aumentou no primeiro trimestre a uma taxa anual de 1,9%, inferior aos 2,4% registrados de outubro a dezembro do ano passado, conforme o relatório. As exportações contribuíram para a desaceleração do crescimento do PIB, já que de janeiro a março caíram 2,6%.

Perante essa constatação, o Federal Reserve (Fed) decidiu ontem não mudar as taxas de juros de referência, à espera da reunião de junho. No encontro dos dias 14 e 15 de junho, o Banco Central atualizará suas projeções de crescimento econômico, já revisadas para baixo em março até 2,4% este ano e 2,1% no próximo, dois e um décimo a menos com relação às de dezembro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos