IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Guatemala é o país da América Central com o maior índice de trabalho infantil

18/06/2016 21h09

Cidade da Guatemala, 18 jun (EFE).- A Procuradoria de Direitos Humanos guatemalteca (PDH) advertiu neste sábado que a Guatemala tem o maior índice de trabalho infantil entre os 20 países da América Central.

Através das redes sociais, o órgão afirmou que 850.937 crianças vivem em uma situação de trabalho infantil e que 43% delas não estão na escola.

A maioria das crianças trabalha na fabricação de fogos de artifício, na área agrícola e na coleta de café. As regiões onde isso mais acontece são a própria capital, Cidade da Guatemala, Huehuetenango e El Quiché.

Nesta semana, a ministra do Trabalho, Leticia Teleguario, anunciou que em dois meses o governo terá um roteiro para eliminar o trabalho infantil no país e que, paralelamente, desenvolverá programas de apoio para melhorar a cobertura educativa e frear a evasão escolar.

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o trabalho infantil é aquele que priva crianças e jovens de ter uma infância e adolescência dignas e prejudica o desenvolvimento, principalmente no tocante ao direito à educação.