IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Irã firma acordo para compra de 100 aviões da Boeing

19/06/2016 11h34

Teerã 19 jun (EFE).- O Irã firmou um acordo com a empresa americana Boeing para a compra de 100 aviões para renovar sua frota de aeronaves de passageiros e aguarda autorização do governo dos Estados Unidos para poder assinar o contrato definitivo, informou neste domingo o diretor da Aviação Civil iraniana, Ali Abedzadeh.

"A companhia Boeing entregou uma solicitação oficial ao Departamento do Tesouro dos Estados Unidos para a autorização definitiva da venda dos aviões ao Irã, e esperamos para assinar o acordo assim que eles tiverem permissão", informou Abedzadeh em entrevista à emissora iraniana "PressTV".

Sobre o contrato assinado em janeiro entre o Irã e a fabricante europeia Airbus para a compra de 118 aviões, o diretor da Aviação Civil do país explicou que o processo de autorização é similar.

Abedzadeh não informou qual é o valor do contrato e também não quis estimar quando o acordo definitivo será assinado. "O Irã não tem nenhuma pressa. Os EUA utilizaram a antiguidade da nossa frota como alavanca de pressão e vamos atuar com prudência", disse.

O anúncio do pacto nuclear do ano passado entre Teerã e os países do chamado Grupo 5+1 (China, EUA, França, Reino Unido, Rússia, mais Alemanha) pôs fim a um embargo econômico que desde 1995 impedia que as indústrias ocidentais vendessem aviões ou peças ao Irã.

A frota aérea do Irã está obsoleta e, segundo os cálculos do governo e das autoridades aéreas, são necessários 500 aviões para renová-la e atender às necessidades de transporte do país.