IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Televisão japonesa transmite pela primeira vez em ultra alta definição 8K

01/08/2016 03h56

Tóquio, 1 ago (EFE).- A rede de televisão estatal japonesa "NHK" começou nesta segunda-feira suas transmissões de teste em ultra alta definição 4K e 8K, com o objetivo de afinar esta tecnologia e generalizar seu uso para os Jogos Olímpicos que a capital japonesa acolherá em 2020.

Trata-se da primeira emissão de teste em nível mundial realizada em 8K, o formato superior dentro da denominada ultra alta definição que conta com uma resolução de 4.320 pixels (33,2 megapixels), ou seja, dezesseis vezes mais que o atual padrão de alta definição.

As emissões acontecem nos canais via satélite da "NHK", e está previsto que para 2018 o formato de ultra alta definição seja habitual nas mesmas, informou a emissora estatal japonesa.

A tecnologia de ultra alta definição ou 4K multiplica por quatro o número de pixels de uma tela de alta definição, de modo que a resolução é quatro vezes superior ao HD ou alta definição usada atualmente.

No entanto, os espectadores não poderão captar as emissões em 4K e 8K com receptores e televisores convencionais, por isso que a "NHK" deve instalar este tipo de aparelhos em suas sedes e em lugares públicos das maiores cidades do país para promover a nova tecnologia.

O formato 4K já tinha sido usado em fase de testes em outros países, embora o Japão tenha sido um dos pioneiros em seu desenvolvimento graças aos projetos realizados pela NHK em parceria com universidades japonesas e com companhias como Sony, Panasonic, Sharp e Toshiba.

Há dois anos, um canal japonês em testes, chamado Channel 4K e operado pela companhia NexTV-F, oferece conteúdos gratuitos em ultra alta definição 4K produzidos por outras emissoras do grupo durante seis horas diárias.

A televisão estatal japonesa deve transmitir em 8K a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, assim como as competições de natação e de atletismo.