IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Ministros de Brasil e Argentina se reúnem por maior intercâmbio agrícola

04/08/2016 22h06

Buenos Aires, 4 ago (EFE).- O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, foi recebido nesta quinta-feira, em Buenos Aires, pelo ministro de Agroindústria da Argentina, Ricardo Buryaile, para dialogar sobre questões comerciais, sanitárias e de cooperação no setor.

"Vamos trabalhar em conjunto com nosso principal parceiro comercial para ampliar essa relação", disse Buryaile em comunicado, argumentando também que os dois países compartilham "o mesmo destino".

O Ministério de Agroindústria argentino relatou que, durante o encontro, foram analisados temas relacionados à agenda comercial, como a abertura do mercado brasileiro para frutos cítricos argentinos, aspectos sanitários da produção apícola e a comercialização de camarão, entre outros.

Por sua vez, Maggi antecipou no encontro que o Brasil procura um acordo com Canadá e Estados Unidos que permita ao país a importação de uma cota do trigo produzido por essas nações.

Diante disso, Buryaile garantiu que a Argentina vai trabalhar para manter sua fração do mercado brasileiro e "seguir recuperando espaços perdidos pelo trigo argentino".

Em poucos meses de gestão nos dois países, ambos os ministros já se encontraram duas vezes. A primeira foi na quarta reunião do Grupo de Ministros de Agricultura do G20 realizada em junho, na China.

Buryaile destacou que a relação com o Brasil é uma "prioridade" dada a "relevância dos temas da agenda bilateral no setor agroindustrial, assim como no que diz respeito a troca comercial de produtos do setor, cooperação técnica, cuidados sanitários regionais, além da coordenação de políticas públicas agrícolas entre ambos países".