Bolsas

Câmbio

Paris atribui queda de 10% do turismo estrangeiro ao medo de atentados

Paris, 7 ago (EFE).- O número de turistas estrangeiros que pernoitaram na França nos últimos seis meses do ano caiu 10%, segundo indicou o secretário de Estado de Turismo, Matthias Fekl, que atribuiu a queda ao medo de novos atentados.

Em entrevista publicada neste domingo pelo jornal "Le Journal du Dimanche", Fekl afirmou que os clientes com mais poder aquisitivo "reagiram claramente aos atentados", o que fez com que os hotéis de alta classe tenham sofrido mais do que os outros.

O secretário de Estado afirmou que Paris foi mais afetada que os destinos de províncias, onde houve um aumento de 2%.

Ao mesmo tempo, afirmou que a tendência dos seis primeiros meses do ano também prosseguiu em julho, com uma queda de 10%.

Fekl explicou que 80% dos visitantes da França são europeus que, em geral, mantiveram sua viagem, e afirmou que por enquanto os britânicos não canceleram suas férias na França apesar do Brexit.

"Saberemos no final do verão se diminuíram suas despesas por causa da desvalorização da libra", acrescentou.

O secretário de Estado lembrou que em 2015 a França registrou um recorde de 85 milhões de turistas apesar de já ter ocorrido o atentado de janeiro contra a revista satírica Charlie Hebdo.

"Os veículos de imprensa de todo o mundo mostraram a unidade do povo francês. Temos que estar orgulhosos de nossa forma de vida", explicou.

Fekl indicou que a França tem a intenção de se manter como primeiro destino turístico do mundo e garantiu que o governo manterá as ajudas para modernizar a oferta.

Em particular, se referiu às medidas anunciadas após o atentado de Nice de 14 de julho com o objetivo de sustentar o setor em uma região, a côte D'Azur francesa, muito dependente do mesmo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos