IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cartão de transporte no Rio 2016 pode ser usado para compras em lojas

13/08/2016 00h05

Rio de Janeiro, 12 ago (EFE).- Os cartões eletrônicos com os quais os cariocas pagam ônibus, metrô, trem ou barcas possam ser usados também para compras em lojas e restaurantes de todo o mundo, em virtude de um acordo assinado por três empresas no contexto dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

O acordo envolve a companhia Visa, patrocinadora dos Jogos Olímpicos há 30 anos, a Riocard, empresa que administra os pagamentos eletrônicos dos serviços de transporte no estado do Rio de Janeiro, e a Brasil Pré-pagamentos (BPP), especializada em pagamentos de última geração.

A dupla função do cartão "Riocard Duo 2016" pode atender aos 3,5 milhões de habitantes do Rio de Janeiro que já contam com um cartão eletrônico para pagar suas passagens de ônibus (Riocard) ou contratada por qualquer dos quase um milhão de visitantes, incluindo 350 mil estrangeiros, esperados pela cidade durante os Jogos Olímpicos.

A novidade teve uma rápida aprovação e foi adquirida por 2.000 pessoas nos primeiros 13 dias desde seu lançamento, 27 de julho, uma semana antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, disseram à Efe porta-vozes da Visa.

"Trata-se do primeiro cartão na América Latina que combina a função de transporte com a possibilidade de realizar compras por meio do sistema pré-pago Visa. Esperamos que este acordo brinde aos cariocas e aos turistas facilidades, inovação e segurança em momentos em que o Rio recebe milhares de visitantes", explicou o vice-presidente de Produtos Visa para o Brasil, Percival Jatobá.

"Queremos oferecer a nossos 3,5 milhões de clientes novas experiências nas formas de pagamento", disse por sua vez o diretor-executivo da RioCard, Cassiano Rusycki.

Segundo seus administradores, como o cartão de plástico com função de compras funciona de forma similar a um cartão bancário para débitos, tem que ser previamente carregado com o saldo desejado pelo usuário.

Em sua função de transporte, o plástico é aceito para pagar a tarifa de qualquer ônibus em 40 cidades do estado do Rio de Janeiro, incluindo os intermunicipais, assim como para as passagens do metrô, de trens, de barcas e do recém inaugurado VLT.

Como meio de pagamento, o cartão é aceito em qualquer loja ou restaurante do mundo que utilize o sistema Visa de débitos ou também para compras pela internet.

Uma das principais vantagens do RioCard convencional, e à qual se atribui sua grande demanda no Rio de Janeiro, é que oferece descontos quando é usado como sistema de integração de transporte, de modo que o usuário que pega dois ônibus só paga um e quem combina um ônibus com o trem tem uma tarifa diferencial.

O RioCard convencional processa diariamente cerca de 7 milhões de transações.

Inicialmente, o cartão com as duas funções poderá ser usado durante um ano a partir de sua emissão, incluindo compras fora do Brasil, mas uma vez vencido apenas funcionará como meio de pagamento das tarifas de transporte.

O saldo do cartão pode ser consultado pela internet ou cada vez que for utilizada para pagar uma passagem, quando aparecerá automaticamente no leitor eletrônico de cobranças.

Os plásticos podem ser adquiridos pela internet, nas lojas Riocard e em hotéis e casas de câmbio que tem convênios com a BPP.

De acordo com porta-vozes da Visa, o cartão Doo será comercializado pelo menos até 18 de setembro, no final dos Jogos Pan-americanos, e uma possível renovação do acordo dependerá de sua demanda.

O presidente da Brasil Pré-Pagamentos, Paulo Renato Della Volpe, afirmou que a expectativa, dependendo do funcionamento, é poder expandir o sistema a todos os estados do Brasil.