IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Jovem brasileira vence concurso de desenho da Toyota

24/08/2016 11h01

Tóquio, 24 ago (EFE).- A paulistana Gabriele Castro de Sousa recebeu nesta quarta-feira o prêmio do concurso mundial Toyota Dream Car Art Contest (Concurso de Arte Carro dos Sonhos Toyota), que foi entregue em uma grande e colorida festa em Tóquio.

Aos 15 anos, ela conseguiu o primeiro lugar na 10º edição do concurso na categoria de trabalhos de participante com idades entre 12 e 15 anos com o desenho "The Wisdom Tree Metamorphosing The Reality" (A Árvore da Sabedoria Metamorfoseando a Realidade). A ilustração reúne conceitos como amizade, razão, química e família, elementos que a jovem considera indispensáveis para alcançar os próprios sonhos.

"Precisamos de uma ação para ter uma reação. Você não pode ficar parado, preguiçoso. Tem que ir e fazer, mas não pode se esquecer do seu DNA, de quem é, da sua família e do seu passado. Tem que levá-los em todo o caminho", explicou à Efe a adolescente, apaixonada pela arte.

Gabriele decidiu simbolizar todos estes elementos com as quatro rodas do carro de seus sonhos, cuja dianteira simula a cabeça de um leão, que "representa a coragem", argumentou.

O desenho da jovem de São Paulo foi escolhido por um júri composto por especialistas em arte e ciência automotiva como um dos 33 melhores entre os 855.371 apresentados este ano vindos de 81 países e regiões de todo o mundo. O concurso é dividido em três categorias (4 a 7 anos, 8 a 11, e 12 a 15) e outras oito crianças brasileiras chegaram as semifinais.

A competição da Toyota é uma iniciativa mundial realizada desde 2004 na qual são concedidos, em cada categoria, um Prêmio de Ouro, dois Prêmios de Prata, três Prêmios de Bronze, além de quatro prêmios aos melhores desenhos finalistas. Os vencedores também recebem videogames, DVDs portáteis, tablete e iPods.

Além desses, são dados dois prêmios especiais: um selecionado pelo presidente do fabricante japonês, atualmente Akio Toyoda; e outro pela equipe de engenheiros da companhia, que realizou uma maquete do desenho ganhador, "The Car Salvador" (O Carro Salvador), do tailandês Nattapol Komalarajun, de 11 anos, exibido na cerimônia.

Nesta ano, a empresa criou um novo prêmio, Makes me Smile! (Me faça sorrir!), concedido através de votos popular e que foi para "The Song of Peace" (A Canção da Paz), do turco Çagin Akay Yazici, de 9 anos.