IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Casa Branca diz que EUA mantêm meta de fechar TTIP com a UE ainda este ano

30/08/2016 14h33

Washington, 30 ago (EFE).- O governo dos Estados Unidos segue firme em seu objetivo de concluir as negociações do acordo de investimentos e livre-comércio (TTIP, sigla em inglês) com a União Europeia (UE) antes do fim deste ano, afirmou nesta terça-feira a Casa Branca.

"Continuamos trabalhando rumo ao objetivo de concluir essas negociações antes do término do ano", comentou em sua entrevista coletiva diária o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest.

O presidente francês, François Hollande, disse hoje que Paris pedirá no final de setembro a seus sócios europeus o fim das negociações do TTIP com os EUA e, há poucos dias, o ministro alemão de Economia, Sigmar Gabriel, considerou que essas conversas estão destinadas ao fracasso.

Earnest declarou hoje que há "aspectos significativos do acordo que precisam ser negociados" e, por isso, o presidente dos EUA, Barack Obama, está enviando seu representante de Comércio Exterior, Michael Froman, à Europa "em algumas semanas" para que prossiga com as conversas.

Em linha com o afirmado por Earnest, a secretária de Comércio dos Estados Unidos, Penny Pritzker, afirmou hoje que o governo de Obama segue completamente comprometido com a negociação do TTIP.

"Estamos em processo para ver se podemos aprová-lo. Nossa Administração continua completamente comprometida com esse acordo", disse Pritzker em entrevista coletiva em Nova Délhi, na Índia.

A secretária de Comércio dos EUA disse que os acordos "são sempre difíceis de serem alcançados, particularmente os acordos multilaterais de comércio", mas ressaltou que o TTIP é uma das maiores prioridades do governo de Obama, que termina seu mandato em janeiro.

A França vai pedir formalmente a seus sócios europeus no final de setembro o fim "puro, simples e definitivo" das negociações do TTIP com os Estados Unidos porque, segundo Hollande, estão "desequilibradas".

O ministro de Relações Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, também revelou hoje suas dúvidas sobre as possibilidades de a UE e os Estados Unidos fecharem esse pacto comercial antes do final de ano.

A Comissão Europeia (CE), por sua vez, insistiu que continua negociando o acordo com os EUA em nome dos 28 Estados comunitários.

O TTIP é um acordo comercial de bens e serviços de amplo alcance que se encontra em período de negociação em três frentes: o acesso aos mercados por parte de empresas comunitárias e americanas, a cooperação no plano regulador e as regras do comércio.