IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Departamento de Transporte dos EUA autoriza 8 companhias a voarem para Havana

31/08/2016 21h43

Havana, 31 ago (EFE).- O Departamento de Transporte dos Estados Unidos (DOT) autorizou nesta quarta-feira a rota aérea entre dez cidades do país e Havana a oito companhias aéreas que começarão a voar à capital cubana a partir deste ano e que poderão contar com até 20 viagens de ida e volta, anunciou uma fonte oficial.

As companhias Alaska, American Airlines, Delta, Frontier, JetBlue, Southwest, Spirit e United receberam permissão para conectar Havana com as cidades de Atlanta, Charlotte, Fort Lauderdale, Houston, Los Angeles, Miami, Newark, Nova York, Orlando e Tampa, segundo um comunicado da entidade.

A decisão foi divulgada no mesmo dia em que aterrissou em Cuba o primeiro voo comercial entre os dois países desde 1961, em um novo marco na normalização das relações bilaterais iniciada em dezembro de 2014.

Nesse voo inaugural, operado pela JetBlue e que chegou à cidade de Santa Clara ao sair de Fort Laudertdale (Flórida), viajava o secretário de Transporte dos EUA, Anthony Foxx, que posteriormente se reuniu em Havana com o colega cubano, o ministro Adel Yzquierdo, e com o chanceler, Bruno Rodríguez.

O comunicado do DOT classificou a chegada de Foxx a Cuba como "parte do esforço histórico da administração do presidente Barack Obama para normalizar as relações com Cuba".

"As ações de hoje são o resultado de meses de trabalho das companhias aéreas, cidades, do governo dos EUA e muitos outros a fim de materializar a promessa do presidente Obama de se reencontrar com Cuba", indicou Foxx, citado na nota do DOT.

O secretário americano afirmou que "o transporte tem um papel único nesta iniciativa histórica" e ressaltou a satisfação da Administração americana perante os "benefícios que estes novos serviços proporcionarão" às pessoas que possam viajar para Cuba.

No entanto, a capital cubana ainda é um destino vetado para os turistas americanos por continuar vigente o bloqueio econômico dos EUA.

O DOT destacou que na lista de companhias aéreas autorizadas a voar para Havana há companhias de diversos perfis, entre elas várias de baixo custo. Com esta decisão, a entidade considera que haverá conexão aérea direta a regiões com elevada porcentagem de população cubano-americana, assim como a cidades com aeroportos estratégicos.

"O objetivo principal do Departamento ao realizar a seleção foi conseguir o máximo de benefício público, o que inclui a escolha de companhias aéreas que oferecem e podem manter o melhor serviço entre EUA e Havana", diz a nota.

A tão esperada autorização dos voos diretos a Havana foi a última a ser divulgada porque o número de solicitações ultrapassou o número inicial de 20 voos diários pactuado pelos dois governos dentro do acordo sobre aviação civil assinado em fevereiro.

O acordo inclui 110 voos diários diretos a dez cidades de Cuba, embora enquanto seguir vigente o bloqueio econômico só poderão visitar a ilha os americanos que estiverem nas 12 categorias de viagens para Cuba permitidas pelo governo dos EUA.

As razões de viagem permitidas para os americanos estão relacionadas com atividades culturais, empresariais, educacionais e jornalísticas.