Bolsas

Câmbio

China anuncia planos para ter trem de levitação magnética mais veloz do mundo

Pequim, 22 out (EFE).- A empresa estatal chinesa líder na fabricação de material ferroviário anunciou seus planos de desenvolver o trem de levitação magnética ("maglev") em operação mais rápido do mundo, capaz de chegar a uma velocidade de 600 km/h, informa neste sábado a agência oficial "Xinhua".

A Corporação Central de Ferrovias da China (CRRC) começará com a construção de uma linha de, pelo menos, 5 quilômetros para pôr a toda prova este "maglev", segundo "Xinhua", que não concreta o calendário dos planos da companhia.

Em sua busca por conseguir contratos no exterior, a CRRC também trabalhará na construção de trens de levitação magnética que alcancem os 200 km/h para "consolidar" esta tecnologia localmente e poder exportá-la, afirmou Sun Bangcheng, representante de CRRC.

Entre seus planos, além disso, está a pesquisa e desenvolvimento de linhas ferroviárias de alta velocidade de circulação além da fronteira, que possam alcançar os 400 km/h e se adaptar a diferentes largos de via.

Estes trens consumirão 10% a menos de energia do que os que atualmente estão em uso no país com uma velocidade máxima de 350 km/h, ressaltou Sun.

A China, que conta com a rede de alta velocidade maior do mundo (com mais de 20 mil quilômetros), pôs em funcionamento neste ano seu primeiro trem "maglev" de projeto e fabricação local capaz de alcançar os 100 km/h na cidade de Changsha (centro).

No entanto, desde 2004 o país já contava com uma linha comercial deste tipo, entre os arredores de Xangai e o aeroporto internacional de Xangai Pudong, mas neste caso com tecnologia alemã.

Por enquanto, o Japão se situa como líder em trens "maglev" de super alta velocidade. No ano passado, o modelo no qual trabalha chegou a superar os 600 km/h em fase de testes, conseguindo assim o recorde mundial.

No entanto, as autoridades japonesas estimam que, quando comece a operar, em 2027, a velocidade máxima de este "maglev" não superará os 500 km/h.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos