Bolsas

Câmbio

Dow Jones fecha em baixa de 0,24%

Nova York, 4 nov (EFE).- O índice Dow Jones Industrial fechou nesta sexta-feira em baixa de 0,23% em mais um pregão marcado pela incerteza dos investidores antes da eleição presidencial nos Estados Unidos.

O principal indicador da Bolsa de Nova York perdeu 42,39 pontos e ficou com 17.888,28. Já o seletivo S&P 500 caiu 0,17%, para 2.085,18 pontos, e o índice composto da Nasdaq recuou 0,24% e fechou aos 5.046,37.

Indicador preferido por muitos investidores, o S&P 500 chegou hoje a sua nona queda consecutiva, uma sequência que não acontecia há 36 anos. No entanto, ainda está acima do fechamento do ano passado, que foi de 2.043,94 pontos.

No caso do Dow Jones, esta foi a sétima baixa seguida, e o índice também está acima de seu patamar do final de 2015 (17.425,03 pontos).

Nesta semana, os três indicadores acumularam quedas: 1,5% no Dow Jones, 1,9% no S&P 500 e 2,8% na Nasdaq.

Estes resultados no pregão estão ligados à incerteza política pelo pleito presidencial da próxima terça-feira e à pequena diferença nas pesquisas entre a candidata do Partido Democrata, Hillary Clinton, e o do Partido Republicano, Donald Trump.

Wall Street acredita que em um governo Hillary pode haver melhor entorno para as operações das bolsas de valores do que com Trump, por isso está reagindo em baixa diante da possibilidade de que a democrata não saia vencedora no pleito.

Além do aspecto político, outro fator que pesou no pregão desta sexta foi uma nova queda nos preços do petróleo - o barril do Texas (WTI) caiu 1,32% hoje e 9,5% na semana.

Também influenciou os investidores a possibilidade de que o Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, suba as taxas de juros em sua reunião de dezembro. Isso impacta a bolsa porque não se sabe se parte do dinheiro que entra agora no pregão será transferida para outros mercados com taxas mais altas.

No Dow Jones, as altas mais expressivas foram das ações de Caterpillar (1,28%), Merck (0,67%) e Home Depot (0,61%), e as quedas mais acentuadas, das de Procter & Gamble (-1,76%), Travelers e Walt Disney (ambas com -0,99%).

No momento do fechamento do pregão, a onça do ouro subia para US$ 1.306, e a rentabilidade dos títulos da dívida pública americana com prazo de 10 anos caía para 1,776%.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos