IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Lufthansa cancelará 830 voos na sexta-feira devido à greve de pilotos

24/11/2016 15h33

Frankfurt (Alemanha), 24 nov (EFE).- A companhia aérea alemã Lufthansa irá cancelar na sexta-feira 830 voos devido à greve de três dias convocada pelos pilotos, que começou na quarta-feira e vai afetar mais de 315 mil passageiros no total.

Com a paralisação dos pilotos, a Lufthansa informou nesta quinta-feira que irá realizar apenas 2.170 voos dos 3.000 previstos para amanhã. Serão afetadas viagens de curta e média duração, dentro da própria Alemanha e com destinos em outros países da Europa.

A Lufthansa acrescentou que os voos de longos percursos marcados para sexta-feira serão realizados normalmente, apesar da possibilidade de cancelamentos pontuais.

Nos três dias de greve, a Lufthansa cancelou 2.618 voos no total.

A companhia segue pedindo aos pilotos que voltem a negociar e mostra incompreensão com a reivindicação de um aumento salarial de mais de 20%. Além disso, a Lufthansa diz que paga aos seus pilotos "notavelmente melhor do que as concorrentes".

Os pilotos pedem um reajuste salarial acumulado de 22% em um período de tempo de cinco anos, até abril de 2017, que representa 3,7% anuais. E rejeitaram negociar com um mediador, como propôs a companhia aérea. A Lufthansa, por sua vez, fez uma proposta de aumento de 2,5% até o final de 2018.

Um piloto ganha um salário bruto de 73 mil euros quando entra na Lufthansa. Caso chegue a comandante, o valor sobe para 255,5 mil euros. Os montantes incluem pagamentos extras por turnos e outros benefícios.

No entanto, desde abril de 2014, os pilotos da Lufthansa já promoveram 14 greves.

A direção da Lufthansa também quer elevar a idade de aposentadoria dos pilotos e quer aumentar a taxa cobrada do salário dos funcionários para o plano de aposentadoria da empresa.

A Lufthansa garantia até então um fundo de previdência com juros de 6% ou 7% em relação à quantia paga pelos pilotos, mas precisou modificar as garantias por causa do rombo gerado.

A greve de três dias custará à companhia 30 milhões de euros.