IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Nova York inaugura nova linha do metrô na Segunda Avenida

31/12/2016 22h16

Nova York, 31 dez (EFE).- Depois de quase uma década de obras, a cidade de Nova York contará a partir de domingo com uma nova linha de metrô que percorrerá um pequeno trecho da Segunda Avenida, em Manhattan.

A nova linha abrirá suas portas ao público a partir das 12h (hora local) mas será inaugurada neste sábado oficialmente pelo governador de Nova York, Andrew Cuomo, e o prefeito da cidade, Bill de Blasio, antes das celebrações do Ano Novo.

O projeto, administrado pela Autoridade Metropolitana do Transporte (MTA), conta nesta primeira fase com três novas estações entre as ruas 63 e 96 no bairro do Upper East Side.

A nova linha de metrô será ampliada nos próximos anos até alcançar um total de 16 estações e conectar desde a rua 125, no bairro do Harlem, até a Rua Hannover, no coração do centro financeiro.

A abertura das primeiras três estações representa uma vitória para os moradores da região que passaram anos suportando as obras de construção da ampliação do metrô e que agora acreditam que seus imóveis serão mais valorizados.

A nova linha, cuja proposta inicial se remonta a 1929, transportará cerca de 200 mil pessoas diariamente, segundo dados da MTA, que espera descongestionar a linha que hoje passa ao longo da Avenida Lexington, a mais saturada do metrô nova-iorquino.