Bolsas

Câmbio

GM investirá US$ 1 bilhão nos EUA e transferirá produção do México

Washington, 17 jan (EFE).- A General Motors (GM) anunciou nesta terça-feira um investimento de US$ 1 bilhão nos Estados Unidos e a mudança de parte da produção atualmente localizada no México para fábricas do estado de Michigan.

Após o anúncio da GM, o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, escreveu um tweet para atribuir a si a criação de novos empregos no setor automotivo americano "antes mesmo de tomar posse".

Em comunicado, a empresa declara que começará a trabalhar para produzir os eixos de sua próxima geração de picapes em Michigan, o que criará 450 empregos. Até então, esse trabalho era realizado no México.

"À medida em que o setor manufatureiro americano aumenta sua competitividade, somos capazes de aumentar mais nossos investimentos, o que cria mais empregos para os EUA e melhores resultados para nossos proprietários", explicou Mary Barra, conselheira da GM.

"Os Estados Unidos são nosso mercado doméstico e estamos comprometidos com um crescimento que é bom para nossos funcionários, concessionárias, fornecedores e aos que apoiam nosso contínuo esforço para aumentar o valor de nossas ações", acrescentou.

O anúncio da GM veio após Trump ter ameaçado a empresa com elevadas taxas alfandegárias sobre os produtos produzidos no México que são exportados aos Estados Unidos.

A General Motors é a mais recente de uma série de fabricantes que anunciaram investimentos nos Estados Unidos, e o cancelamento de outras no México em meio às ameaças de Trump.

"Com todos os empregos que estou retornando aos EUA (inclusive antes de tomar posse), com todas as novas fábricas de automóveis que retornam ao nosso país e com as reduções em massa de custos que negociei nas compras militares, acredito que as pessoas estão vendo 'bastante coisa'", disse Trump pelo Twitter.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos