IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Diretor da OMC participará do Conselho de Estado de Portugal

27/03/2017 16h08

Lisboa, 27 mar (EFE).- O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), o brasileiro Roberto Azevêdo, participará na próxima sexta-feira da reunião do Conselho de Estado de Portugal, onde apresentará as perspectivas do comércio internacional e seu envolvimento para a economia portuguesa.

Azevêdo comparecerá ao encontro a convite do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, segundo indicou nesta segunda-feira a chefia de Estado em comunicado.

O diretor-geral da OMC chegará a Lisboa "para apresentar uma exposição ao Conselho de Estado sobre a evolução do comércio internacional no futuro próximo e as implicações para Portugal", acrescentou a presidência de Portugal no comunicado.

Azêvedo será o segundo convidado estrangeiro a comparecer a uma reunião do Conselho de Estado desde que Rebelo de Sousa assumiu a chefia de Estado em março de 2016.

O primeiro foi o presidente do Banco Central Europeu (BCE), o italiano Mario Draghi, que esteve em um encontro do Conselho em abril do ano passado, ocasião na qual pediu que Portugal acelerasse suas reformas, sobretudo no mercado de trabalho.

O Conselho de Estado, de caráter consultivo e que tem como finalidade assessorar o presidente da República, está formado por 20 membros, entre eles os presidentes das regiões de Açores e Madeira, o chefe de governo, o presidente do parlamento e o presidente do Tribunal Constitucional, entre outros.