IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Catar põe à venda metade de sua participação no Santander Brasil

28/03/2017 15h47

São Paulo, 28 mar (EFE).- A Catar Holding pôs à venda nesta terça-feira por meio de uma oferta pública cerca da metade de sua participação na filial brasileira do Banco Santander, que chega a 5% do conjunto de acionistas da instituição financeira no país.

O anúncio foi feito simultaneamente nas bolsas de Nova York e São Paulo, onde os títulos unitários do Santander Brasil desabavam 6,73% na metade do pregão, para R$ 28,56.

A holding estatal do país do Golfo Pérsico, que é um "parceiro estratégico do Grupo Santander em nível internacional", era o maior acionista individual da filial brasileira desde 2010, segundo um comunicado do Santander Brasil.

A oferta ao mercado, "de cerca de 50% de sua participação, representa o reconhecimento do desempenho atual do Santander Brasil, assim como a confiança da Catar Holding na continuidade do rendimento do banco no país".

"A operação aumentará de forma significativa a liquidez das ações, representando um lucro de curto a médio prazo para a operação ao permitir que mais acionistas participem do crescimento do Santander Brasil", acrescenta a nota.

O Santander Brasil fechou 2016 com um lucro líquido de R$ 7,339 bilhões, apesar da crise econômica no país.

Do lucro total registrado pelo grupo, 21% correspondeu aos negócios no Brasil, que ficaram acima das operações em outros países como Reino Unido (20%) e Espanha (12%).