IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

FPSO Pioneiro de Libra parte de estaleiro em Cingapura rumo ao Brasil

29/03/2017 15h46

São Paulo, 29 mar (EFE).- A Odebrecht Óleo e Gás (OOG) e a Teekay Offshore Partners L.P. (Teekey Offshore) realizaram na terça-feira, em Cingapura, o rito de partida para o Brasil do FPSO Pioneiro de Libra, de propriedade da joint-venture 50/50 entre as duas empresas (OOGTK).

A viagem deve durar, aproximadamente, 65 dias, e essa unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência (FPSO, na sigla em inglês) será o primeiro a produzir óleo no Bloco de Libra. Desde o batismo da embarcação, realizado em dezembro do ano passado, ela passou por testes de comissionamento e de mar. Neste período, foram realizadas mais de mil atividades, entre elas, teste de inclinação e do sistema de propulsão além da maioria dos sistemas de processo. Durante a viagem ao Brasil, outros testes serão realizados e, após a chegada, a embarcação passará por processos de aprovação de entidades e órgãos fiscalizadores e da Petrobras.

A embarcação será afretada e operada pela joint-venture e realizará Testes de Longa Duração no Bloco de Libra para o Consórcio formado pelas empresas Petrobras (Operadora, com 40%), Total (20%), Shell (20%), CNPC (10%) e CNOOC (10%) por um período de 12 anos. A extração do primeiro óleo está prevista para o final do primeiro semestre de 2017.

O Bloco de Libra se estende por mais 1.500 quilômetros quadrados na Bacia de Santos, está situado a 164 km da costa do Estado do Rio de Janeiro, ao Sul da cidade de Saquarema.

A construção do FPSO Pioneiro de Libra começou no final de 2014 no estaleiro Jurong, em Cingapura, e recebeu investimentos de aproximadamente US$ 1 bilhão. A unidade poderá atuar em lâmina d'água de até 2.400 metros de profundidade e terá capacidade de produção de 50 mil barris de óleo por dia e de compressão de 4 milhões de metros cúbicos de gás/ dia.