IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Hollande acredita que "Brexit" será doloroso para os britânicos

29/03/2017 12h52

Paris, 29 mar (EFE).- O presidente da França, François Hollande, declarou nesta quarta-feira que o "Brexit" será doloroso para os britânicos" depois que o governo do Reino Unido ativou nesta manhã o processo para sair da União Europeia (UE).

Após se dirigir à comunidade francesa de Jacarta (Indonésia), o presidente afirmou aos veículos de imprensa que a única solução para a Europa é "seguir em frente", e assegurou que a saída britânica da União Europeia (UE) acabará com um acordo comercial que seja "bom para ambas partes".

Hollande ressaltou a necessidade de e o "Brexit" não se estender por mais de dois anos, em processo que qualificou de "irreversível" e para o qual descartou a possibilidade de um "sistema intermédio" para a saída britânica.

Também considerou que o "Brexit" será "doloroso economicamente", e que o Reino Unido terá que enfrentar custos "em termos de trabalho, circulação livre e possibilidades financeiras".

Um processo que "já começou com a instalação de empresas em território francês", disse Hollande, que por outro lado afirmou que a intenção da França não é em nenhum caso "castigar" o povo britânico.

Hollande também afirmou que a Europa "não deve ceder" perante a ameaça protecionista americano, em referência ao questionamento feito pelo presidente Trump sobre os acordos de Paris e os comerciais entre EUA e Europa.