Visa e Banco Neon lançam serviço de identificação digital com selfies
São Paulo, 11 mai (EFE).- A multinacional de cartões de crédito Visa e o Banco Neon lançaram nesta quinta-feira em São Paulo um serviço que permite ao consumidor usar uma selfie para confirmar a identificação biométrica do cliente em suas compras de comércio eletrônico.
A autenticação por reconhecimento facial, que já era usada pelos clientes do banco para suas transações, passará a ser aplicada nas compras na internet, com uma precisão de identificação do cliente de 99,5%, de acordo com a apresentação de Fernando Teles, diretor-geral da Visa Brasil.
"A selfie é uma forma de autenticar de uma maneira mais conveniente uma transação financeira ou de pagamento. Estamos trabalhando com alguns clientes para melhorar a experiência, mas a selfie já melhora essa experiência para o usuário final", disse à Agência Efe Percival Jatobá, vice-presidente de Produtos da Visa Brasil.
O uso da selfie não substituirá a utilização da tradicional chave numérica (PIN) para as compras físicas.
"A discussão é menos tecnológica e mais focada em como ajudar o consumidor", ressaltou Jatobá.
Durante o processo de abertura de uma conta bancária e aquisição de um cartão, o usuário envia uma foto do documento de identidade, registra uma senha numérica e sua impressão digital e pega uma selfie para o primeiro reconhecimento facial.
No momento da compra na internet, o sistema de segurança e autenticação solicita uma selfie no celular do comprador, que deverá piscar para garantir que está em tempo real, e compara se ela corresponde com a foto do documento e com a qual pegou na abertura da conta.
O estabelecimento comercial e o próprio usuário não recebem a selfie tirada no processo de compra, que é feito de maneira codificada a um banco de dados da instituição bancária.
"Sempre quisemos combinar a segurança com a conveniência, mas às vezes esses processos de autenticação de segurança não são prazerosos de fazer, e a biometria, que é algo que se tem no corpo como seu rosto, seu olho, seu dedo, foi a combinação perfeita", afirmou à Efe Pedro Conrade, presidente do Banco Neon.
Para o jovem executivo, de 25 anos, a selfie como ferramenta de autenticação "tem um potencial grande para revolucionar a forma de como as pessoas lidam com a segurança nas transações financeiras".
Para Fernando Méndez, vice-presidente de Produtos Emergentes da Visa para América latina e o Caribe, este novo serviço facilitará as formas de "pagamento remoto" e acompanha as "tendências de consumo" na região, que crescem "em um ritmo mais acelerado que as transações convencionais".
Devido ao dinamismo da região latino-americana, Jatobá disse que "muito rapidamente" se verá este tipo de autenticação nos países vizinhos, inclusive com outros mecanismos de identificação biométrica.
Segundo o executivo, ainda não foi calculado o impacto da redução de fraudes no comércio eletrônico.
"Mas acreditamos que, com esta nova forma de autenticar, vamos estimular o comércio e vamos ter um aumento no número de transações", declarou.
Este processo somente acontece quando o estabelecimento comercial indica que é necessário solicitar a comprovação da identidade do portador do cartão para poder completar a transação.
A autenticação por reconhecimento facial, que já era usada pelos clientes do banco para suas transações, passará a ser aplicada nas compras na internet, com uma precisão de identificação do cliente de 99,5%, de acordo com a apresentação de Fernando Teles, diretor-geral da Visa Brasil.
"A selfie é uma forma de autenticar de uma maneira mais conveniente uma transação financeira ou de pagamento. Estamos trabalhando com alguns clientes para melhorar a experiência, mas a selfie já melhora essa experiência para o usuário final", disse à Agência Efe Percival Jatobá, vice-presidente de Produtos da Visa Brasil.
O uso da selfie não substituirá a utilização da tradicional chave numérica (PIN) para as compras físicas.
"A discussão é menos tecnológica e mais focada em como ajudar o consumidor", ressaltou Jatobá.
Durante o processo de abertura de uma conta bancária e aquisição de um cartão, o usuário envia uma foto do documento de identidade, registra uma senha numérica e sua impressão digital e pega uma selfie para o primeiro reconhecimento facial.
No momento da compra na internet, o sistema de segurança e autenticação solicita uma selfie no celular do comprador, que deverá piscar para garantir que está em tempo real, e compara se ela corresponde com a foto do documento e com a qual pegou na abertura da conta.
O estabelecimento comercial e o próprio usuário não recebem a selfie tirada no processo de compra, que é feito de maneira codificada a um banco de dados da instituição bancária.
"Sempre quisemos combinar a segurança com a conveniência, mas às vezes esses processos de autenticação de segurança não são prazerosos de fazer, e a biometria, que é algo que se tem no corpo como seu rosto, seu olho, seu dedo, foi a combinação perfeita", afirmou à Efe Pedro Conrade, presidente do Banco Neon.
Para o jovem executivo, de 25 anos, a selfie como ferramenta de autenticação "tem um potencial grande para revolucionar a forma de como as pessoas lidam com a segurança nas transações financeiras".
Para Fernando Méndez, vice-presidente de Produtos Emergentes da Visa para América latina e o Caribe, este novo serviço facilitará as formas de "pagamento remoto" e acompanha as "tendências de consumo" na região, que crescem "em um ritmo mais acelerado que as transações convencionais".
Devido ao dinamismo da região latino-americana, Jatobá disse que "muito rapidamente" se verá este tipo de autenticação nos países vizinhos, inclusive com outros mecanismos de identificação biométrica.
Segundo o executivo, ainda não foi calculado o impacto da redução de fraudes no comércio eletrônico.
"Mas acreditamos que, com esta nova forma de autenticar, vamos estimular o comércio e vamos ter um aumento no número de transações", declarou.
Este processo somente acontece quando o estabelecimento comercial indica que é necessário solicitar a comprovação da identidade do portador do cartão para poder completar a transação.
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