IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Inauguram ponte mais longo da Índia, de 9 Km, em região disputada pela China

26/05/2017 06h58

Nova Délhi, 26 mai (EFE).- O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, inaugurou nesta sexta-feira a ponte mais longa do país asiático, de cerca de 9,15 Km, entre os estados do nordeste de Assam e Arunachal Pradesh, uma região que Nova Délhi e Pequim disputam há meio século.

No terceiro aniversário da sua chegada ao poder, o dirigente indiano percorreu de carro um trecho da ponte Dhola-Sadiya para depois saltar e passear a pé pelo recém inaugurado projeto, em um acontecimento transmitido ao vivo pelo canal do seu partido, o nacionalista hindu "BJP".

"Infra-estrutura futurista que aumentará o crescimento da Índia", aplaudiu o premiê na sua conta do Twitter.

Modi tomou posse do seu cargo em 26 de maio de 2014 e desde então seu partido conseguiu asumir o poder no estado de Assam, onde está de visita e situado no remoto nordeste do país, uma região especialmente subdesenvolvida e tradicionalmente longe das prioridades dos governos centrais.

A soberania de Arunachal Pradesh é reclamada pela Índia e pela China desde praticamente a criação do estado indiano e foi o estopim de uma breve guerra entre as duas potências asiáticas em 1962.