IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Trump parabeniza republicanos por voto contra a reforma financeira de Obama

09/06/2017 12h57

Washington, 9 jun (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, parabenizou nesta sexta-feira os congressistas republicanos responsáveis por dar o primeiro passo legislativo para reverter as reformas financeiras feitas pelo ex-presidente Barack Obama para evitar uma nova crise como a registrada em 2008.

Trump elogiou o congressista republicano Jeb Hensarling, defensor fervoroso do livre mercado e autor da proposta, e a bancada do partido pelo "exitoso voto para revogar as principais parte da lei Dodd-Frank de 2010", escreveu o presidente no Twitter.

O conjunto de reformas conhecido como lei Dodd-Frank foi aprovado pelos democratas no Congresso em 2010. A medida era uma resposta do então presidente Obama para evitar uma nova crise financeira por abusos nos mercados de crédito que ocorreu em 2008.

A revisão proposta por Hensarling, conhecida como Lei de Opção Financeira, foi aprovada pela Câmara dos Representantes no fim da noite de ontem com 233 votos a favor, todos eles republicanos, 186 contrários e 11 abstenções.

Apesar disso, o projeto de lei, que acabaria com os principais mecanismos de proteção contra a prática abusiva que levou à crise de 2008 após a quebra do banco de investimento Lehman Brothers, tem poucas chances de ser aprovado no Senado com o formato atual.

Os republicanos também tem maioria no Senado, mas uma parte importante dos senadores do partido receiam que a eliminação drástica dos mecanismos de controle pode ser um problema.

A Lei Dodd-Frank reforçou as exigências de capital de reserva aos banco, os obriga a fazer testes de resistência anuais e proíbe as instituições financeiras a se dedicar a atividades de alto risco com o dinheiro de seus clientes.

A nova proposta neutralizaria os mecanismos de controle e também acabaria com o Escritório de Proteção Financeira do Consumidor, uma agência criada para defender os direitos das pessoas diante dos abusos das instituições financeiras.