Bolsas

Câmbio

Visa apresenta inovações de pagamento na Rússia na Copa das Confederações

Kazan (Rússia), 22 jun (EFE).- A Visa apresentou as suas inovações de pagamento "sem contato" durante a Copa das Confederações na Rússia, pelas quais milhares de torcedores poderão realizar suas transações de maneira mais cômoda, rápida e segura.

"Estas inovações permitirão realizar as transações em questão de segundos, mas não só nos estádios, como na vida cotidiana, seja no supermercado ou no transporte", afirmou nesta quinta-feira à Agência Efe o vice-presidente de Comunicações da Visa para a América Latina e o Caribe, Darío Cutín.

Como parceiro oficial de serviços de pagamento da Fifa, a Visa trouxe ao torneio que será disputado até 2 de julho suas últimas inovações em forma de cartão, bracelete e anel, de olho na Copa do Mundo de 2018, também a ser realizada na Rússia.

"Uma das novidades é o Cartão Comemorativo elaborado especialmente para a Copa das Confederações. Da mesma forma que o bracelete e o anel, é uma solução sem contato", apontou, em alusão ao cartão pré-pago.

Cutin explicou que "sem contato significa que não é preciso introduzir o cartão com o chip no terminal de pagamento", já que dispõe de tecnologia sem fio de curto alcance.

"Simplesmente aproximando o cartão, o anel ou o bracelete do terminal é possível completar a transação. Isso gera uma experiência muito conveniente para os torcedores, que podem assim focar no que mais gostam, que é aproveitar o jogo", acrescentou.

Como exemplo, ele citou que no intervalo o torcedor pode comparecer sem pressa alguma ao bar do estádio, comprar uma bebida e retornar rapidamente a seu lugar sem perder o início do segundo tempo.

"Vimos muitos torcedores do Chile e do México que vieram à Rússia e querem uma experiência na qual possam realizar o consumo durante o torneio de maneira ágil, rápida, segura e conveniente", disse.

Cutin fez estas afirmações enquanto centenas de pessoas faziam fila para receber seu passaporte de torcedor, condição indispensável para entrar nos estádios durante a Copa das Confederações.

Entre eles estavam torcedores chilenos, que assistiram na Kazan Arena à partida entre a seleção de seu país e a da Alemanha.

O Cartão Comemorativo pode ser recarregado nos caixas automáticos "sem contato" dos estádios, e os braceletes podem ser adquiridos nas cabines de atendimento ao cliente da Visa nos estádios por mil rublos (US$ 18 dólares).

Cutin explicou que, para simplificar mais as compras, é possível utilizar somente o anel, que está ligado a um cartão de pré-pago.

Ele reconheceu que estas formas de pagamento já estão muito desenvolvidas em países europeus, incluido a Rússia, e na região Ásia-Pacífico, incluindo Austrália e Cingapura.

"Também é uma tendência que veremos cada vez mais na América Latina. Já há alguns países que estão mais avançados, como é o caso de Brasil, Chile, Costa Rica, Colômbia, México e Peru", apontou.

Em Kazan, uma das quatro sedes do torneio, estes métodos de pagamento sem contato podem ser usados em lojas, bares, restaurantes e hotéis.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos