IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Preços nos Estados Unidos se mantiveram sem mudanças em junho

14/07/2017 11h28

Washington, 14 jul (EFE).- O índice de preços ao consumo (IPC) dos Estados Unidos se manteve sem mudanças em junho após ter caído 0,1% no mês anterior, o que deixou a inflação interanual em 1,6%, informou nesta sexta-feira o governo americano.

Assim, a inflação entre junho de 2016 e junho deste ano ficou 0,3% abaixo do índice anterior (1,9%).

Os analistas previam que os preços subiriam 0,1% em junho em relação a maio.

Sem levar em conta os preços dos alimentos e da energia, que são os mais voláteis, a inflação subjacente cresceu 0,1% em junho, e se situou no acumulado interanual em 1,7%.

A queda ocorreu em grande parte pela baixa nos preços da energia, com a gasolina registrando um retrocesso de 2,8%, o que significa que o preço desse produto caiu 4% nos últimos 12 meses.

Os preços dos alimentos se mantiveram invariáveis em junho, e registram um aumento de 0,9% em relação ao mesmo mês no ano passado.

Além disso, os preços dos imóveis, que incluem aluguéis e representam um terço do índice total, cresceram 0,2% em junho e se encontram 3,3% acima dos 12 meses anteriores.

Após uma forte alta no início do ano, a inflação começou a se estabilizar nos últimos meses em torno de 2% anuais.

Essa é exatamente a meta estipulada a médio prazo pelo Federal Reserve (Fed) dos EUA, que há um mês decidiu manter o curso gradual de ajuste monetário e elevou as taxas de juros em 0,25% para a categoria entre 1% e 1,25%, o segundo ajuste monetário neste ano. EFE

llb/cs