IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

EUA proibirão viagens de seus cidadãos à Coreia do Norte

21/07/2017 09h54

Pequim, 21 jul (EFE).- O governo dos Estados Unidos proibirá em breve as viagens de seus cidadãos à Coreia do Norte, após a morte de Otto Warmbier, o estudante que viajou como turista ao país asiático e acabou em coma após ser condenado a 15 anos de trabalhos forçados por tentar roubar um cartaz de propaganda.

Duas das principais agências que organizam viagens para a Coreia do Norte, Koryo Tours e Young Pioneer Tours, sediadas nas cidades chinesas de Pequim e Xian, respectivamente, confirmaram esta informação à Agência Efe nesta sexta-feira.

Aparentemente, a proibição será anunciada no dia 27 de julho e entrará em vigor 30 dias depois, detalhou à Efe um dos cofundadores da Koryo Tours, Nicholas Bonner, com base na informação da Embaixada da Suécia em Pyongyang, que colabora com os EUA em assuntos consulares da Coreia do Norte.

A Young Pioneer Tours, a agência com a qual Warmbier viajou ao país, também confirmou a futura proibição e advertiu em um comunicado em seu site que, a partir do momento em que entrar em vigor, o governo invalidará o passaporte de qualquer americano que viajar à Coreia do Norte.

O jovem Warmbier contratou os serviços de Young Pioneer Tours para visitar a Coreia do Norte no final de 2015. Ao término de sua viagem como turista, o jovem foi detido e sentenciado a 15 anos de trabalhos forçados após ser acusado de roubar um cartaz de propaganda do hotel em que se hospedou.

Pyongyang o libertou em junho deste ano em estado de coma, mas Warmbier acabou morrendo seis dias depois, aos 22 anos.

A morte de Warmbier pôs então em evidência a obscura indústria do turismo na Coreia do Norte e o perigo que pode representar entrar em um país que oficialmente segue em guerra com os EUA e a Coreia do Sul.

Até hoje, outros três turistas americanos - além de Warmbier - foram detidos, todos entre 2013 e 2014, e os mesmos foram repatriados após vários meses de detenção.

Além disso, outra turista sul-coreana morreu em 2008 ao ser baleada por um soldado norte-coreano após supostamente entrar em uma área militar restrita.

No setor das agências de viagens, muitos já esperavam que os EUA impusessem algum veto, principalmente para evitar que mais americanos sejam detidos por um regime que os utiliza como moeda de troca.

Não obstante, a medida pode não ter o efeito esperado, pois a Coreia do Norte expede os vistos separadamente e não o carimba nos passaportes, um procedimento que também era utilizado em Cuba e que muitos americanos aproveitaram para visitar a ilha como turistas apesar das restrições.