IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Irã inaugura primeira base espacial de lançamento de satélites

28/07/2017 07h17

Teerã, 28 jul (EFE).- O Irã inaugurou o Centro Espacial Nacional Ímã Khomeini com o lançamento do foguete portador do satélite Simorq, uma primeira base que cobrirá as necessidades da indústria aeroespacial do Irã durante os próximos dez anos.

O centro foi completamente desenhado e construído por especialistas da Organização Aeroespacial do Ministério de Defesa iraniano, apesar das sanções impostas durante anos contra o país, explicou nesta sexta-feira a agência oficial "Irna" um responsável do setor, Mahdi Nasiri.

A base, inaugurada na quinta-feira, abrange todas as operações relacionadas com a colocação em órbita de satélites, desde sua preparação ao seu lançamento, controle e direção.

Além disso, se ajusta aos padrões internacionais e, após a fase final de desenvolvimento, será capaz de cobrir as necessidades do Irã em satélites de órbita terrestre baixa (LEO, na sigla em inglês).

A abertura desta primeira base espacial aconteceu após o lançamento ontem com sucesso, segundo as autoridades iranianas, do foguete portador do satélite Simorq.

O portador de Simorq é capaz de colocar satélites de até 250 quilos em uma órbita ao redor de 500 quilômetros acima da superfície da Terra, segundo a agência "Irna".